Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

"O Governo é um misto de Sócrates e Guterres. Tem o pior dos dois mundos"

Apesar de não prever nenhuma crise política nos próximos tempos, Marques Mendes sublinhou que este Governo encontra-se numa "encruzilhada".

"O Governo é um misto de Sócrates e Guterres. Tem o pior dos dois mundos"
Notícias ao Minuto

23:59 - 08/03/20 por Mafalda Tello Silva

Política Marques Mendes

No seu espaço de comentário político semanal, na SIC Notícias, Luís Marques Mendes fez, este domingo, um balanço da atuação do governo minoritário socialista. Salientando os avisos deixados pelo Presidente da República ao Governo esta semana, o ex-dirigente social-democrata considerou que o Executivo liderado por António Costa está numa "encruzilhada". 

"Num dos discursos mais marcantes da sua presidência, Marcelo, fez dois avisos: Primeiro, que não quer crises políticas e, depois, que o Governo deve criar condições estabilidade para governar", começou por focar o conselheiro de Estado. 

Fazendo alusão à entrevista dada ao Expresso por Pedro Siza Vieira - na qual o ministro da Economia diz que é preciso uma reflexão à esquerda para tentar encontrar um novo entendimento - Marques Mendes garante que não existirá nova 'geringonça' nos próximos tempos. 

Considerando, contudo, que também não irá "haver qualquer crise política no próximo ano e meio", o comentador explica que Governo está numa "encruzilhada" por três razões. 

"[Primeiro], tem um defeito de fabrico: Não tem apoio maioritário na Assembleia da República", argumentou sustentando que esta condição "tem consequências". "O Governo, verdadeiramente, não governa. Até o ministro Siza Vieira o confessa, ao dizer que o Governo 'vai governando'. 'Vai governando' não é governar. É fazer gestão corrente. É a confissão de um Governo resignado", justificou.

Em segundo lugar, Marques Mendes destacou que "como recorda o director do Expresso, João Vieira Pereira, para fazer uma nova 'geringonça' os ex-parceiros do BE e do PCP vão exigir um preço alto. Uma fatura pesada". 

E por fim, o antigo ministro referiu que se o Executivo socialista "não corrigir este defeito de fabrico" que o mais provável é que a situação se agrave, designadamente com a saída de Mário Centeno do Governo, com o possível "abrandamento económico", com "a presidência da União Europeia" e com "as autárquicas". Resultado? No fim, acabará "com a sucessão de Costa no PS".

A agravar ainda mais o cenário que expõe, Marques Mendes denota ainda que o Governo é, "neste momento, um misto de Sócrates e de Guterres" e que "tem o pior dos dois mundos": "De Sócrates herdou a arrogância e um certo autoritarismo. De Guterres herdou o laxismo e a frustração política. Ambos [Costa e Guterres] quiseram uma maioria absoluta e não tiveram. Ambos tiveram uma vitória com sabor a derrota. Ambos ficaram sem boas condições para governar. Daqui ao caos ou ao pântano a distância não é longa. Basta conhecer um pouco da nossa história política", concluiu. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório