Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

CDU de Gaia pede "debate sério e fundamentado" sobre futura régie

A CDU de Vila Nova de Gaia solicitou "um debate sério e fundamentado" sobre a decisão da Câmara de maioria socialista criar uma régie cooperativa para gerir os equipamentos e eventos desportivos e culturais de âmbito local.

CDU de Gaia pede "debate sério e fundamentado" sobre futura régie
Notícias ao Minuto

06:37 - 06/03/20 por Lusa

Política Gaia

"Reiteramos a necessidade de ser agendada nesta Assembleia um debate sério e fundamentado sobre a solução proposta", referiu, na quinta-feira à noite, a deputada municipal eleita pela coligação PCP/PEV Paula Batista, antes de pedir que o ponto fosse retirado da ordem de trabalhos, o que não veio a acontecer.

Em causa está a criação de uma régie cooperativa para gerir equipamentos e eventos desportivos e culturais de âmbito local, a qual terá como nome "Gaia Futuro", conforme tinha sido anteriormente aprovado em reunião de Câmara a 17 de fevereiro.

Na quinta-feira, em sede de Assembleia Municipal, o dossiê voltou a ser alvo de discussão, tendo merecido aprovação por maioria com os votos a favor do PS, BE, PAN e Grupo Municipal de Presidentes de Junta de Freguesia, enquanto PSD, CDS-PP e CDU preferiram abster-se.

Paula Batista disse estar-se perante "uma estratégia de facto consumado" porque, acrescentou a deputada da CDU, "nunca esta Assembleia debateu se uma régie cooperativa era a solução adequada para a gestão de equipamentos municipais".

Contrariando esta posição, o presidente da Câmara de Gaia, o socialista Eduardo Vítor Rodrigues, reiterou argumentos apresentados na sessão camarária de 17 de fevereiro, altura em que justificou que "com este modelo não se irá à banca e não há lugar a endividamento".

A "Gaia Futuro" é constituída pela Câmara Municipal, Juntas de Freguesia e associações locais.

Em outubro do ano passado, em declarações à agência Lusa, Eduardo Vítor Rodrigues avançou que a régie cooperativa de Gaia vai gerir os polidesportivos e piscinas do concelho, bem como a rede de cineteatros e outros equipamentos culturais, zonas com parques infantis e pequenos parques verdes.

A estas competências, somar-se-á a organização de eventos de âmbito local, ficando de fora os de âmbito nacional, regional ou supramunicipal.

O autarca exemplificou com a organização dos Jogos Juvenis, do Dia dos Avós ou da Gala das Instituições Particulares de Segurança Social (IPSS), que serão responsabilidade desta nova estrutura, enquanto eventos como o Festival Marés Vivas ou um 'Red Bull Air Race' não entrarão na esfera desta nova estrutura.

Também de fora da vertente de gestão ficam infraestruturas como o Parque Biológico ou o Auditório Municipal, bem como futuros equipamentos como o Multiúsos projetado para a zona dos Arcos do Sardão ou o Centro de Congressos que vai ficar localizado em General Torres.

A Assembleia Municipal desta quinta-feira à noite também ficou marcada pela aprovação unânime das peças relativas à empreitada de remodelação da Casa Barbot, equipamento cultural localizado na Avenida da República, no centro de Gaia, que está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1982 e foi adquirido pela Câmara Municipal que aí instalou a Casa da Cultura em 2007.

Mas, na sequência de uma vistoria da proteção civil, foi determinada a desocupação imediata da casa, por razões de segurança dos utentes, tendo a Casa Barbot, considerada como "único exemplo de Arte Nova no concelho", permanecido fechada ao longo de vários anos.

A empreitada de recuperação está orçada em cerca de 1,6 milhões de euros e a Câmara de Gaia avançou que o objetivo é reabrir o espaço como polo de cultura para exposições e lançamento de livros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório