Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

BE alerta para a falta de alojamento para universitários em Vila Real

O Bloco de Esquerda (BE) alertou hoje para a falta de alojamento para universitários em Vila Real e propôs "aproximar" os concelhos limítrofes, através do reforço dos transportes públicos, com vista a um aumento da oferta habitacional.

BE alerta para a falta de alojamento para universitários em Vila Real
Notícias ao Minuto

19:11 - 04/03/20 por Lusa

Política BE

Os dirigentes do BE de Vila Real reuniram hoje com a Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) para falarem sobre os dois "grandes problemas" que afetam os estudantes universitários, o alojamento e os transportes públicos.

"Apercebemo-nos que Vila Real está a transbordar, o número de estudantes tem crescido, pelo menos de licenciatura, e a cidade não está preparada para receber tantos alunos", afirmou o bloquista Pedro Oliveira.

O dirigente falou numa "crise habitacional" e referiu que o BE está a desenvolver um plano, que será apresentada às câmaras, que "propõe aproximar as localidades à volta de Vila Real aos estudantes".

"Portanto, levarmos alguns estudantes a procurar habitação fora da cidade de Vila Real, como Sabrosa, por exemplo, e haver aqui uma relação próxima dos dois municípios para que os estudantes que não consigam ter casa em Vila Real possam ter outras opções", referiu.

Para o efeito, segundo Pedro Oliveira, terá "que haver uma rede de transportes efetivamente forte para que os estudantes consigam chegar à cidade rapidamente para as aulas".

O responsável defendeu ainda que é aumentar os atuais "horários dos transportes públicos e o número de autocarros para que sirvam os estudantes".

José Pinheiro, o presidente da AAUTAD, referiu que a falta de alojamento é "cada vez mais preocupante".

"É um ponto crítico de quem frequenta o Ensino Superior, o maior custo no acesso ao Ensino Superior e é isso que nós queremos resolver", salientou o dirigente académico.

A UTAD possui cerca de "70% de estudantes deslocados" e entre "40% a 45% de alunos carentes de ação social direta".

A academia possui 530 camas nas residências universitárias, um número que é considerado "insuficiente" para alojar os estudantes que muitas vezes se queixam dos preços elevados que são praticados no alojamento privado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório