Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Falta de profissionais para tratar dependências preocupa o BE

O Bloco de Esquerda (BE) considerou hoje "preocupante" a falta de profissionais no Centro de Respostas Integradas (CRI) de Aveiro, adiantando que vai questionar o Governo sobre estes centros.

Falta de profissionais para tratar dependências preocupa o BE
Notícias ao Minuto

11:56 - 03/03/20 por Lusa

Política BE

A preocupação surge publicamente após uma visita de deputados do BE aquele organismo do Serviço Nacional de Saúde que desenvolve respostas na área da prevenção das adições e da prestação de cuidados integrados em ambulatório a pessoas com dependências. 

"Trata-se de um serviço fundamental, mas que passa por muitas dificuldades devido à falta de profissionais e à falta de definição para na estratégia nacional para esta área", referiu o BE, adiantando que na próxima audição da ministra da Saúde, Marta Temido, vai questionar o Governo sobre estes centros.

"Neste momento, na zona centro do país existe a necessidade de contratação de inúmeros profissionais (em particular médicos, psicólogos, assistentes sociais, assistentes técnicos e assistentes operacionais), mas essas contratações não são autorizadas pela Administração Regional de Saúde, mesmo quando se trata de contratações para substituir profissionais que se reformaram ou que estão ausentes por doença", avaliou o deputado Moisés Ferreira, após a visita. 

Segundo refere o BE, em comunicado, a falta de profissionais "está a levar os serviços a uma situação de rutura e há mesmo a possibilidade de ter de encerrar serviços".

"Há já serviços (como a unidade de internamento de alcoologia) que tiveram que reduzir a sua capacidade de internamento para metade (de 30 para 15), ao mesmo tempo que as listas de espera para consulta e para internamento continuam a aumentar. Neste momento espera-se quatro meses por uma consulta médica e cerca de três meses para ter uma vaga em internamento", referiu Moisés Ferreira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório