Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Seca. André Silva defende utilização da água de forma mais responsável

Deputado do partido Pessoas, Animais, Natureza (PAN) defende uma utilização da água de forma mais eficiente e responsável.

Seca. André Silva defende utilização da água de forma mais responsável
Notícias ao Minuto

09:39 - 03/03/20 por Melissa Lopes

Política PAN

Assinalando que o armazenamento de água nas albufeiras era no final de fevereiro inferior à média dos meses de fevereiro dos últimos 30 anos, André Silva defende que a maneira de o país se adaptar a esta escassez passa por "utilizarmos a água de forma mais eficiente e, acima de tudo, mais responsável"

Como? "Repensando a agricultura superintensiva baseada no regadio", sugere o deputado numa publicação no Facebook

"Mas aqueles que negam a ciência e que querem continuar a fazer tudo como sempre fizeram sem cuidar do bem comum, defendem que é preciso construir mais barragens", critica ainda o deputado. 

A opinião de André Silva está em linha com o que afirmou esta segunda-feira o ministro do Ambiente. Referindo-se ao Algarve, João Pedro Matos Fernandes disse que "não é com mais barragens que se resolve a falta de água", defendendo, igualmente,  uma gestão mais eficiente da água e a aposta na dessalinização.

"Não podemos ter a expectativa de que a meteorologia nos ajude. O Algarve, no longo prazo, não vai ter mais água do que aquela que tem hoje", por isso, argumentou o ministro, "não é com mais barragens que se vai resolver [o problema]". 

Já o presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) tem defendido a necessidade de se investir em barragens.

Recentemente, Eduardo Oliveira e Sousa argumentou que a solução para responder ao problema  dos fracos caudais do Tejo passa pelo estudo do Projeto Tejo - Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Tejo e Oeste, associado à necessidade da construção da barragem do Alvito, no rio Ocreza, "com armazenamento significativo na bacia do Tejo", e por "uma gestão mais acertada da forma como as barragens são administradas". 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório