Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Parlamento manifesta pesar pela morte de antigo ministro Pina Moura

A Assembleia da República aprovou hoje, por unanimidade, um voto de pesar apresentado pelo PS pela morte do antigo ministro Joaquim Pina Moura, em 20 de fevereiro, aos 67 anos.

Parlamento manifesta pesar pela morte de antigo ministro Pina Moura
Notícias ao Minuto

12:59 - 28/02/20 por Lusa

Política Pina Moura

O texto dos socialistas recorda o seu percurso político e biográfico, destacando que Pina Moura iniciou "a sua intervenção cívica e política muito jovem, aos 19 anos", quando foi então candidato da oposição democráticas às eleições de 1969.

"A Assembleia da República manifesta o seu pesar pelo falecimento de Joaquim Pina Moura, prestando homenagem ao seu percurso cívico e de construção da democracia e transmite as suas condolências aos familiares, amigos e ao PS", refere o voto hoje aprovado.

Natural de Loriga, Seia (distrito da Guarda), Pina Moura frequentou o curso de Engenharia Mecânica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e foi dirigente da Associação de Estudantes entre 1972 e 1974.

Licenciado em Economia, obteve uma pós-graduação em Economia Monetária e Financeira pelo Instituto Superior de Economia e Gestão, onde foi assistente.

Foi membro do Partido Comunista Português entre 1972 e 1991, tendo aderido ao Partido Socialista em setembro de 1995.

Joaquim Pina Moura exerceu o cargo de secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro António Guterres até 1997, ano em foi nomeado ministro da Economia do XIII Governo Constitucional.

Em 1999, foi nomeado ministro das Finanças e da Economia do XIV Governo Constitucional, também liderado por António Guterres.

Pina Moura foi ainda administrador da Galp e presidente da Iberdrola Portugal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório