Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

PS de Coimbra e da Figueira da Foz enaltecem percurso de João Ataíde

O presidente da distrital do PS de Coimbra, Pedro Coimbra, manifestou hoje "profunda consternação e estupefação" pela morte do ex-autarca, antigo secretário de Estado do Ambiente e deputado socialista João Ataíde.

PS de Coimbra e da Figueira da Foz enaltecem percurso de João Ataíde
Notícias ao Minuto

14:29 - 21/02/20 por Lusa

Política Óbito

"Foi com profunda consternação e estupefação que soube da morte de João Ataíde, tanto mais que ainda ontem [quinta-feira] viajei, de carro com ele de Lisboa e deixei-o, à noite, na sua casa, em Coimbra" (onde veio a falecer na madrugada de hoje), disse à agência Lusa o líder da Federação Distrital socialista de Coimbra, Pedro Coimbra.

"Nada fazia prever isto", lamentou Pedro Coimbra, destacando e reconhecendo o percurso que João Ataíde das Neves "teve como presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz e da Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra, no Governo e na Assembleia da República".

A morte de João Ataíde deixa também "profunda consternação" entre os deputados socialistas "e, com certeza, em muitos outros" também, disse Pedro Coimbra, endereçando "as mais sentidas condolências à esposa, filhos e toda a família".

A Concelhia de Coimbra do PS também já afirmou o seu "enorme pesar pela perda de uma referência da cidade e da região".

"Como socialistas fica o sentimento de desgosto de a vida não ter deixado o João Ataíde continuar o intenso trabalho político de excelência que dedicou à causa pública", afirma aquela estrutura socialista, liderada por Carlos Cidade, numa nota publicada no Facebook.

"O João tinha muito mais para dar ao PS e ao País", afirma ainda o PS/Coimbra, enaltecendo "um amigo, um homem que defendia as causas com uma visão e disposição única".

O Partido Socialista da Figueira da Foz também expressou, naquele rede social, o seu "pesar pelo falecimento de um grande autarca, João Ataíde, um humanista que dedicou a sua vida ao serviço público".

O seu contributo "será relembrado sempre na história, a Figueira e o País perdeu um dos seus melhores", acrescenta a concelhia do PS naquela cidade.

João Ataíde morreu hoje, aos 61 anos, de doença súbita, disse à agência Lusa o presidente da Câmara da Figueira da Foz, Carlos Monteiro, que não adiantou pormenores sobre a morte do seu antecessor no cargo, apenas referindo que se deveu a doença súbita.

Antigo presidente da Câmara da Figueira da Foz, cargo que ocupou durante uma década, João Ataíde renunciou ao mandato em abril de 2019, para integrar o Governo como secretário de Estado do Ambiente.

João Ataíde era juiz desembargador do Tribunal da Relação de Coimbra, em licença sem vencimento desde que, em 2009, se candidatou à presidência da Câmara da Figueira da Foz, então como independente, pelas listas do PS.

Nas últimas eleições, foi eleito deputado, nas listas do PS, pelo círculo de Coimbra.

O corpo de João Ataíde fica em câmara-ardente na capela da Universidade de Coimbra, a partir das 18h00 de hoje, saindo o funeral às 12h00 de sábado para o crematório de Coimbra, em Taveiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório