Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Duarte Cordeiro destaca "brio" do "bom amigo" João Ataíde

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, lamentou hoje a morte do deputado socialista João Ataíde, considerando-o "um bom amigo" e destacando "o brio" com que exerceu diferentes cargos públicos.

Duarte Cordeiro destaca "brio" do "bom amigo" João Ataíde
Notícias ao Minuto

13:20 - 21/02/20 por Lusa

Política Óbito/João Ataíde

"Foi com imensa tristeza que tive conhecimento do falecimento de João Ataíde. Um bom amigo que desempenhou com brio todos os cargos públicos que ocupou. Vamos sentir a sua falta", escreveu Duarte Cordeiro, numa nota enviada à agência Lusa e em que endereçou "sinceras condolências à família e amigos mais próximos" do deputado do PS eleito pelo círculo de Coimbra.

Deputado socialista desde o início da presente legislatura, ex-secretário de Estado do Ambiente no primeiro Governo liderado por António Costa e ex-presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, João Ataíde, morreu hoje, aos 61 anos, de doença súbita.

Antigo presidente da Câmara da Figueira da Foz, cargo que ocupou durante uma década, João Ataíde renunciou ao mandato em abril de 2019, para integrar o Governo como secretário de Estado do Ambiente.

Nas últimas eleições, foi candidato a deputado nas listas do PS pelo círculo de Coimbra, tendo sido eleito.

Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, pós-graduado em Direito do Setor Empresarial do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, João Ataíde das Neves era juiz desembargador do Tribunal da Relação de Coimbra, em licença sem vencimento desde que, em 2009, se candidatou à presidência da Câmara Municipal da Figueira da Foz, como independente, pelas listas do PS.

Reeleito por duas vezes para a presidência desse município do litoral do distrito de Coimbra, João Ataíde desempenhou ainda, entre 2014 e 2019, o cargo de presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra, a maior do país, que reúne 19 autarquias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório