Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Manuel Machado lamenta perda de "distinto servidor da causa pública"

O presidente da Associação de Municípios, Manuel Machado, afirmou-se hoje chocado com a morte do deputado do PS e ex-secretário de Estado do Ambiente João Ataíde, "um distinto servidor da causa pública".

Manuel Machado lamenta perda de "distinto servidor da causa pública"
Notícias ao Minuto

12:56 - 21/02/20 por Lusa

Política João Ataíde

João Ataíde das Neves foi, "ao longo dos tempos, um distinto servidor da causa pública, como profissional, enquanto juiz, e como presidente da Câmara da Figueira da Foz e da Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra, como secretário de Estado e como deputado", disse hoje à agência Lusa Manuel Machado.

O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e da Câmara Municipal de Coimbra destaca ainda "o modo como [João Ataíde] se dedicou às causas de Coimbra e da região".

A construção da ciclovia do Mondego, ligando Coimbra a Montemor-o-Velho e à Figueira da Foz, projeto pelo qual João Ataíde tanto se bateu, "é uma das boas formas de se lhe prestar homenagem", sustentou Manuel Machado.

Mas a morte do deputado, antigo governante e ex-autarca representou, para Manuel Machado, "antes de mais, a perda de um amigo", sublinha o presidente da ANMP e da Câmara de Coimbra, que não esquece "a forma amável e atenciosa" como João Ataíde "defendia e pugnava pela tolerância".

João Ataíde morreu hoje, aos 61 anos, de doença súbita, disse à agência Lusa o presidente da Câmara da Figueira da Foz, Carlos Monteiro, que não adiantou pormenores sobre a morte do seu antecessor no cargo, apenas referindo que se deveu a doença súbita.

João Ataíde morreu durante a madrugada em Coimbra, onde estava após ter regressado de Lisboa na quinta-feira.

Antigo presidente da Câmara da Figueira da Foz, cargo que ocupou durante uma década, João Ataíde renunciou ao mandato em abril de 2019, para integrar o Governo como secretário de Estado do Ambiente.

Nas últimas eleições, foi eleito deputado, nas listas do PS, pelo círculo de Coimbra.

O corpo de João Ataíde fica em câmara-ardente na capela da Universidade de Coimbra a partir das 18:00 de hoje, saindo o funeral às 12:00 de sábado, para o crematório de Coimbra, em Taveiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório