Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Eurodeputados do BE querem reunião com presidente da UEFA sobre racismo

Os deputados do Bloco de Esquerda ao Parlamento Europeu anunciaram hoje que vão solicitar uma reunião com o presidente da UEFA para discutir a questão do racismo no futebol, face aos recorrentes incidentes nos estádios, incluindo em Portugal.

Eurodeputados do BE querem reunião com presidente da UEFA sobre racismo
Notícias ao Minuto

12:20 - 19/02/20 por Lusa

Política Racismo

A carta dirigida ao presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, promovida pelos eurodeputados Marisa Matias e José Gusmão, vai ser enviada na próxima sexta-feira, e até lá será aberta à subscrição dos demais deputados ao Parlamento Europeu.

Segundo o Bloco de Esquerda (BE), a reunião com Ceferin visa discutir "de que modo podem as instituições europeias, entre as quais o Parlamento Europeu, contribuir para a aplicação da IX Resolução da UEFA", intitulada 'Futebol Europeu unido contra o racismo', surgindo esta iniciativa "na sequência de vários incidentes de manifestações racistas em jogos de futebol em Portugal, incluindo o recente de que foi vítima o jogador Moussa Marega", do FC Porto, no domingo, em Guimarães.

Em 20 de novembro passado, cerca de 140 eurodeputados -- entre os quais os dois do BE - já haviam subscrito uma carta ao presidente da UEFA, promovida pelo Intergrupo Parlamentar do Anti-Racismo e Diversidade, a reclamar medidas concretas do organismo que gere o futebol europeu, tendo Ceferin respondido na semana passada.

Na resposta, apontam os deputados do BE, o presidente da UEFA "afirmou que era necessária a cooperação das instituições públicas nacionais e europeias e que estava disponível para se reunir com os deputados para debater estas questões", o que motivou os eurodeputados a solicitar então um encontro, dado, no seu entender, serem necessários mais passos para que as medidas saiam do papel para os estádios, já que "o racismo e a discriminação nos campos de futebol continua a existir, como se pôde constatar pelos recentes acontecimentos em Portugal".

"As medidas da UEFA na resolução contra o racismo no futebol são boas, mas em muitos países, como em Portugal, não são pura e simplesmente aplicadas. É, portanto, preciso adotar medidas regulatórias e, se necessário, legislativas, para que essas medidas saiam do papel para os relvados e para as bancadas. Por isso, decidimos solicitar esta reunião à UEFA", comentou o deputado José Gusmão.

Esta iniciativa surge três dias depois dos incidentes verificados no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, durante o jogo entre Vitória e FC Porto, que o avançado maliano Moussa Marega abandonou após ser alvo de insultos racistas por parte dos adeptos da equipa local.

Vários jogadores de ambas as equipas tentaram demovê-lo, mas Marega, que já alinhou no Vitória e tinha marcado o segundo golo dos 'azuis e brancos', mostrou-se irredutível e abandonou mesmo o relvado aos 71 minutos (sendo substituído por Manafá), depois de o jogo ter estado interrompido cerca de cinco minutos.

Fonte da Polícia de Segurança Pública (PSP) confirmou à Lusa a identificação de várias pessoas suspeitas de dirigirem cânticos e insultos racistas a Marega, sem adiantar o número de suspeitos, acrescentando que continua a efetuar diligências para identificar outros envolvidos.

O Ministério Público instaurou um inquérito na sequência deste incidente, que já mereceu a condenação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do primeiro-ministro, António Costa, entre outros.

Este comportamento configura um crime previsto no Código Penal punido com prisão de seis meses a cinco anos e uma contraordenação sancionada com coima entre 1.000 e 10.000 euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório