Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

"É uma irresponsabilidade e uma insensibilidade oferecer-se a morte"

Francisco Rodrigues dos Santos esteve reunido, esta terça-feira, com o presidente do PS, Carlos César.

"É uma irresponsabilidade e uma insensibilidade oferecer-se a morte"
Notícias ao Minuto

11:47 - 18/02/20 por Notícias Ao Minuto

Política Francisco Rodrigues dos Santos

O líder do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, esteve reunido, na manhã desta terça-feira, com o presidente do Partido Socialista (PS), Carlos César, no Largo do Rato, em Lisboa.

Após a reunião, o presidente do CDS revelou aos jornalistas que apelou "à veia humanista do PS" para que "no debate sobre a eutanásia possam afirmar o valor da vida contra uma cultura de morte e de descarte".

"É de uma irresponsabilidade e de uma insensibilidade social oferecer-se a morte a pedido de um doente quando ele não sabe, nem conhece, nem tem ao seu dispor todos os cuidados médicos necessários para tratar o seu sofrimento, a sua doença, numa situação de verdadeiro desespero e aflição", atirou.

Para Francisco Rodrigues dos Santos é por isso importante que o "Estado possa ter um papel humanista, solidário e social que invista no Sistema Nacional da Saúde (SNS) e numa rede de Cuidados Paliativos que abranjam 100% dos portugueses e não apenas 30%".

O líder do CDS-PP recorda assim que o partido votará contra a eutanásia e defende que este debate não teve estar "apenas confinado ao quadro parlamentar", mas sim "aberto a toda a sociedade portuguesa merecendo uma ampla discussão por parte dos portugueses".

Recorde-se que a despenalização da morte medicamente assistida irá a debate em sede de Assembleia da República na próxima quinta-feira, dia 20 de fevereiro, com projetos a ser apresentados pelo Bloco de Esquerda, PS, PAN e PEV

Recomendados para si

;
Campo obrigatório