Meteorologia

  • 06 ABRIL 2020
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 18º

Edição

Seis listas vão hoje a votos para a Junta de Mindelo em Vila do Conde

Seis listas vão hoje a votos nas eleições intercalares para a Junta de Freguesia de Mindelo, em Vila do Conde, distrito do Porto, depois do executivo da autarquia se ter demitido em outubro 2019.

Seis listas vão hoje a votos para a Junta de Mindelo em Vila do Conde
Notícias ao Minuto

06:35 - 16/02/20 por Lusa

Política Votos

Domingos Duarte, eleito pelas listas do PS em 2017 por uma diferença de 16 votos, num universo de 2.118 votantes, nunca conseguiu encontrar um modelo de governação estável e, depois de gorados alguns acordos no executivo, acabou por renunciar ao cargo, precipitando o ato eleitoral de hoje.

O ex-autarca não se recandidata ao cargo, sendo a lista do PS encabeçada desta vez por Sérgio Matos, de 43 anos, enquanto que Cláudio Matos, de 26 anos, que em 2017 liderou a segunda lista mais votada, pelo movimento independente NAU, vai de novo a votos, através do movimento Mindelo Quer Mais.

Já o PSD e CDS, que no último sufrágio concorreram em coligação, apresentam-se agora em listas separadas, com Ana Paulo Matos, de 55 anos, a liderar o projeto dos social-democratas, enquanto que pelo CDS está Rui Espírito Santo, de 45 anos.

A CDU avançou para estas intercalares com Paulo Ramos, de 40 anos, enquanto o Bloco de Esquerda propõe para a presidência da junta Bruno Maia, também de 40 anos.

Os últimos dois anos na Junta de Freguesia de Mindelo foram de instabilidade depois de Domingos Duarte, cabeça de lista dos socialistas, a força política mais votada na freguesia em 2017 mas sem maioria, não ter conseguido constituir o executivo, uma vez que os nomes apresentados foram vetados pela oposição do movimento independente NAU, da atual presidente da Câmara de Vila do Conde, pelo PSD e também pelos independentes do movimento Por Vila do Conde (PVC).

A gestão de Domingos Duarte esteve, assim, sempre condicionada e, depois de goradas várias tentativas de entendimento, o presidente da Junta de Mindelo optou pela demissão, a 24 de outubro de 2019.

No sufrágio de 2017 estavam inscritos nos cadernos eleitorais da freguesia de Mindelo 3.358 pessoas, tendo 63% participado nas eleições.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório