Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Candidatura de Ventura? Presidente não comenta "pronúncias individuais"

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa mantém a decisão de só anunciar uma possível recandidatura depois da convocação das eleições presidenciais e recusa-se a comentar o anúncio feito por André Ventura.

Candidatura de Ventura? Presidente não comenta "pronúncias individuais"
Notícias ao Minuto

13:58 - 11/02/20 por Silvia Abreu

Política Marcelo

Questionado pelos jornalistas sobre o anúncio recente de André Ventura - líder e deputado único do partido Chega - de que se irá candidatar à Presidência da República e que defende precisamente o oposto de Marcelo Rebelo de Sousa, o chefe de Estado reforçou que "não comenta candidaturas". 

É um princípio básico. O Presidente da República não comenta candidaturas, nem candidatos”, começou por referir.

“Portanto não comenta as intervenções, as proposituras, nem as posições das candidaturas”, continuou, salientando que esta é "uma das virtualidades" da democracia.

Apesar de André Ventura se ter referido diretamente a Marcelo Rebelo de Sousa como a “face do sistema” a que se opõe, o Presidente da República garantiu que irá continuar “distante dessas pronúncias individuais”.

“O Presidente da República não abre exceção para comentar candidaturas. Ele tem de estar numa posição, enquanto Presidente da República e com a responsabilidade de convocar as eleições, de não se imiscuir na campanha ou na pré-campanha eleitoral”, rematou.

Recandidatura à vista? Só depois da convocação das eleições

Relativamente à apresentação da sua recandidatura, Marcelo Rebelo de Sousa mantém a incógnita. “O Presidente da República tem de convocar as eleições, no caso das presidenciais, provavelmente em novembro, e, obviamente, qualquer decisão que, enquanto cidadão, venha a tomar, será sempre posterior à convocação das eleições”, insistiu, salientando que esta é a única maneira de se “exercer a magistratura como é exigido na Constituição”.

Marcelo Rebelo de Sousa afirmou ainda que, até serem convocadas as eleições presidenciais, existem ainda muitas decisões importantes a serem tomadas.

“O Presidente da República ainda vai tomar muitas decisões importantes até ao termo do seu mandato. Haverá um orçamento para promulgar ou não. Não apenas este, mas o seguinte. Existem muitas leis e muitas iniciativas de diversas naturezas a ponderar e muitas responsabilidades internacionais a assumir. Não poderá haver dúvidas de que ele decide enquanto Presidente e não influenciado pelo clima que exista, mais intenso ou menos intenso, em termos pré-eleitorais”, remata.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório