Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Metro de Lisboa. PS acusa PSD de "tremenda irresponsabilidade"

O PS acusou hoje o PSD de "tremenda irresponsabilidade" ao apoiar propostas de alteração ao orçamento que "suspendem" as obras para a extensão do Metropolitano de Lisboa, causando prejuízos "para lá de cem milhões de euros".

Metro de Lisboa. PS acusa PSD de "tremenda irresponsabilidade"
Notícias ao Minuto

12:14 - 05/02/20 por Lusa

Política OE2020

Esta posição foi transmitida pela presidente do Grupo Parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, em conferência de imprensa, na Assembleia da República, em reação às propostas do PCP e do PAN aprovadas durante a madrugada de hoje no sentido de suspender o processo de construção da linha circular do Metropolitano de Lisboa.

A proposta do PCP defende que seja dada prioridade à extensão da rede do metropolitano até Loures, bem como para Alcântara e zona ocidental de Lisboa, tendo sido aprovada com votos a favor do PSD, BE, PCP, CDS, PAN e Chega, a abstenção da Iniciativa Liberal e o voto contra do PS. Já a do PAN obteve o apoio do PSD, BE, PCP e Chega, os votos contra do PS e da Iniciativa Liberal e a abstenção do CDS.

Em conferência de imprensa, Ana Catarina Mendes visou sobretudo a atuação do PSD, considerando que a atuação desta força política em relação à rede do metropolitano de Lisboa, constituiu "uma enorme irresponsabilidade".

"O PSD está a evidenciar um desnorte total e, verdadeiramente, não tem uma agenda para as pessoas, mas antes uma agenda mediática, imediatista e tremendista que não resolve nenhum problema dos portugueses. O que o PSD fez esta madrugada - e que reiterou esta manhã - foi somar às dificuldades dos portugueses ainda mais dificuldades com a suspensão de uma obra que é absolutamente essencial", defendeu a presidente do Grupo Parlamentar do PS.

Na perspetiva de Ana Catarina Mendes, o PSD, ao longo dos dois primeiros dias de discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2020, "caracterizou-se por uma tremenda e enorme irresponsabilidade".

"Estamos a falar de uma obra cara, linhas de metro que têm concursos abertos, obras que estão a decorrer, com fundos comunitários que a comparticipam. Estamos a falar para lá de cem milhões de euros. É muito dinheiro. É dinheiro que se perde e dinheiro que precisamos para o investimento público em Portugal", alegou a líder da bancada socialista.

Ana Catarina Mendes apontou depois que, no seu discurso, o PSD "está sempre a dizer que o investimento público baixou com o PS, ao contrário daquilo que os números demonstram".

"Hoje, aqui, no parlamento, o PSD quebrou o investimento público e não pensou no bem que uma rede de transportes públicos de qualidade faz às pessoas", acusou.

Interrogada se o PS demonstrava compreensão face às iniciativas de alteração ao Orçamento apresentadas pelo PAN e PCP para a suspensão da construção da linha circular no Metropolitano de Lisboa, Ana Catarina Mendes rejeitou essa interpretação.

"O PS não compreende de todo. Julgo que nem o PCP e o PAN alguma vez pensaram ou imaginaram contar com a irresponsabilidade do voto do PSD. Essa é a verdade dos factos", sustentou.

Ana Catarina Mendes completou ainda que o PS, ao avocar a votação dessas propostas parta plenário, "deu a oportunidade ao PSD para rever o seu voto".

"Mas o PSD decidiu insistir na irresponsabilidade. Os portugueses julgarão", acrescentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório