Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

"Repulsivo" e "ofensivo". Centristas reagem a cartoon que tem CDS na mira

O cartoon faz uma associação do CDS ao nazismo.

"Repulsivo" e "ofensivo". Centristas reagem a cartoon que tem CDS na mira
Notícias ao Minuto

10:30 - 05/02/20 por Notícias Ao Minuto

Política CDS

O jornal Público publicou recentemente um cartoon que aborda uma evolução do símbolo do CDS. Os centristas não gostaram do que viram e reagiram nas redes sociais.

Subordinado ao tema "desalinho", o cartoon publicado no caderno P2 do jornal mostra uma suposta evolução do logótipo até chegar a uma cruz suástica, que remete para a época do nazismo.

Adolfo Mesquita Nunes defendeu, na sua página oficial de Facebook, que este "este repulsivo cartoon é profundamente injusto para o CDS, um partido nascido com a democracia, na democracia e para a democracia, e que tem 45 anos de provas dadas a favor da liberdade religiosa e do direito de Israel a existir em segurança".

O centrista aproveitou ainda a oportunidade para vincar que, assim como "uma andorinha não faz a primavera", também "um dirigente não faz uma instituição", assim como "um cartoon não define um jornal". E, acrescentou, "no dia em que o nazismo chegasse a uma liderança política em Portugal, não duvido por um segundo de que lado da barricada estaria o CDS – com esta ou com qualquer outra direção".

"Ofensivo" foi o adjetivo usado por Diogo Feio para caracterizar o cartoon. Também na sua página oficial de Facebook, o centrista enfatizou que o grafismo "é ofensivo para o passado, para o presente e para o futuro do CDS. Merece repúdio e crítica absoluta".

No seu entendimento, "os 40 anos de história democrata-cristã em Portugal falam por si. São esses os princípios que defendemos. São esses os princípios do que nunca abdicámos, nem abdicaremos. Agora e sempre".

Recorde-se que esta polémica surge numa altura em que Abel Matos Santos está 'debaixo de fogo'. O centrista demitiu-se da comissão executiva do partido depois de o Expresso ter dado conta que o ex-candidato à liderança do CDS, de 2012 a 2015, teceu, em publicações na rede social Facebook, elogios a Salazar e à PIDE, e apelidou de "agiota dos judeus" o cônsul de Portugal em Bordéus Aristides Sousa Mendes, que ajudou a salvar milhares de judeus durante a II Guerra Mundial.

Perante a situação, Abel Matos Santos renunciou ao cargo de vogal da comissão executiva do CDS-PP e deixou de ser porta-voz da Tendência Esperança em Movimento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório