O assessor Rafael Esteves Martins escreveu no Facebook, na manhã desta sexta-feira, que se vai desvincular do Livre. O assessor de Joacine Katar Moreira refere: "Não reconheço o LIVRE que ajudei a fundar".
"Os tempos que correm esclarecem-nos acerca das alianças: não de quem está necessariamente connosco, mas de quem não larga mesmo a mão de ninguém", defende.
"E, por isto, eu não posso ficar mais no LIVRE, retirando-lhe consequentemente qualquer confiança política", defende o assessor.
A publicação surge no seguimento da decisão da 44.ª Assembleia do Livre de retirar a confiança política à deputada, tomada com uma maioria de 83% dos votos.
Também hoje, outro dos membros fundadores do partido, André Barata, anunciou igualmente a "retirada de confiança" no partido, com uma publicação no Facebook, após a decisão anunciada pelos órgãos do partido.
Recorde-se que Joacine vai passar a ser 'deputada não inscrita' no Parlamento. Já o Livre perde a representação na Assembleia da República.
Em declarações no IX Congresso do partido, que se realizou a 18 e 19 de janeiro, Joacine Katar Moreira afirmou que "está completamente fora de questão" renunciar ao mandato.
De lembrar que os desentendimentos entre deputada e partido começaram no final do mês de novembro de 2019, na sequência da abstenção de Joacine Katar Moreira num voto no parlamento sobre a Palestina.