Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

CDS: "Este foi o congresso em que se regressou à matriz"

Pedro Borges de Lemos, líder de uma corrente informal de opinião dentro do CDS-PP, recebe com agrado eleição de Francisco Rodrigues dos Santos.

CDS: "Este foi o congresso em que se regressou à matriz"
Notícias ao Minuto

15:59 - 29/01/20 por Anabela Sousa Dantas

Política CDS-PP

"Este Congresso foi o Congresso em que se regressou à matriz", indicou Pedro Borges de Lemos, líder do Movimento CDSXXI, uma corrente interna de opinião não formalizada dentro do partido centrista. 

O Movimento CDSXXI, que sempre se manifestou contrário à liderança de Assunção Cristas, reage com agrado à eleição de Francisco Rodrigues dos Santos como novo líder do CDS-PP, conforme se pode ler num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto .

Recorde-se que no Congresso nacional do CDS-PP, que se realizou a 25 e 26 de janeiro, foram discutidas 12 moções de estratégia global, sendo uma delas de Pedro Borges de Lemos, que não descartava uma candidatura à liderança do partido, o que acabou por não acontecer.

Depois da apresentação da moção 'Portugal Sempre', na qual Pedro Borges de Lemos subscrevia "uma agenda conservadora para o CDS, com valores identitários e patrióticos" e falava numa "Direita cobarde" - expressão criticada por alguns dirigentes do partido, como Cecília Meireles ou Adolfo Mesquita Nunes  -, o líder do Movimento CDSXXI retirou o seu texto em benefício do apoio à candidatura de Francisco Rodrigues dos Santos.

Pedro Borges de Lemos acredita que a "nova liderança do CDS seja capaz de virar o partido à Direita e assumi-lo no espetro político como o partido dos valores, da dimensão ética e do sentido de Estado".

"Os tempos são de coragem e de afirmação, mas também de fé e de ação", escreve o comunicado, acrescentando que estas são "todas as componentes" que o militante centrista acredita "integrarem o plano político de Francisco Rodrigues dos Santos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório