Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Mesa Nacional do BE reúne-se domingo para debater voto final global

A Mesa Nacional do BE, órgão máximo entre convenções, reúne-se no domingo para debater o Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) e o posicionamento do partido na votação final global do documento na próxima semana.

Mesa Nacional do BE reúne-se domingo para debater voto final global
Notícias ao Minuto

15:33 - 29/01/20 por Lusa

Política OE2020

Fonte oficial do BE adiantou à agência Lusa que esta reunião Mesa Nacional do partido "debaterá, entre outros assuntos, a situação política e o Orçamento do Estado".

"O Bloco vai bater-se para que o Orçamento do Estado seja melhorado nas votações de especialidade, garantindo a defesa dos rendimentos de quem trabalha ou trabalhou, o reforço dos serviços públicos ou respostas à crise da habitação", assegurou a mesma fonte.

Os deputados bloquistas avançaram com duas centenas de propostas de alteração, na especialidade, ao documento orçamental aprovado na generalidade.

Na generalidade, o BE decidiu abster-se na sequência de um conjunto de "medidas acordadas" com o Governo como um pacote adicional de resposta à emergência na saúde.

Esta decisão foi então anunciada pela líder bloquista, Catarina Martins, em conferência de imprensa, poucas horas antes do início do debate, no parlamento, do OE2020 na generalidade.

Logo nesse momento, Catarina Martins avisou que o BE não iria abdicar de apresentar "as suas propostas para as mais diversas áreas e que não foram objeto desta negociação", deixando então claro que seria o que ocorresse na especialidade que iria determinar a votação final global, ficando assim tudo em aberto.

A semana passada, a coordenadora do BE avisou que as medidas negociadas para viabilizar, na generalidade, o OE2020 não chegam e a especialidade "tem o seu caminho próprio" com as negociações que estão em curso.

"Negociámos muito a sério, garantimos neste Orçamento do Estado que começámos a cumprir a Lei de Bases da Saúde neste legado que nos deixou António Arnaut e João Semedo para salvar o SNS. Teremos o maior orçamento de sempre para o Serviço Nacional de Saúde, sem cativações, com o fim das taxas moderadoras, com o início da exclusividade, com investimento em equipamentos, e isso é muito importante", lembrou então, a propósito das medidas negociadas com o Governo para garantir a abstenção dos bloquistas na generalidade.

No entanto, a líder do BE deixou o aviso que "isso não chega" e que "a especialidade tem também o seu caminho próprio", no qual os bloquistas estão empenhados.

"Estamos a fazê-las [as negociações]. Até quando é que vamos estar a trabalhar, enfim, o Bloco de Esquerda, como sabem, nunca desiste", respondeu, quando questionada sobre as negociações em curso.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório