Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Líder da JP levanta sala em manhã de adeus a Assunção Cristas

A abertura do 28.º congresso do CDS para eleger um novo líder foi marcado pela confissão da ainda presidente Assunção Cristas de que falhou e pela apresentação das moções dos cinco candidatos à sua sucessão.

Líder da JP levanta sala em manhã de adeus a Assunção Cristas
Notícias ao Minuto

15:48 - 25/01/20 por Lusa

Política CDS/Congresso

Assunção Cristas chegou, discursou durante 13 minutos e, em seguida abandonou o Parque de Exposições de Aveiro, depois de afirmar que sai "triste" da liderança do CDS, "mas tranquila" por saber que deu "tudo o que podia por aquilo" em que acredita.

Se as palmas para a quase ex-líder foram discretas, irromperam de forma estrondosa para aplaudir Francisco Rodrigues dos Santos, líder da JP também conhecido por "Chicão" e que se afirmou que não vai "pedir autorização para defender" as ideias do CDS nem será um partido do "protesto bacoco".

Apresentou-se aos delegados como um candidato que não quer o CDS como um "BE de direita" e concorre "completamente solto e completamente livre", que "não tem padrinhos, não tem donos, não deve nada a ninguém nem é sucessor de ninguém".

E já quanto à transmissão da mensagem pelo partido, o candidato e líder da "jota" disse que o caminho é o CDS "dispensar a mediação da imprensa para fazer passar a sua mensagem".

João Almeida, que, a par de "Chicão" e Filipe Lobo d'Ávila, é apontado como um dos possíveis vencedores do congresso, recusou a ideia de ser o candidato da continuidade ou do "mais do mesmo" e prometeu renovação em pelo menos dois terços em cada órgão nacional para trazer mais "gente nova, energia nova e novidade" para "mostrar ao país".

Do alto da tribuna decorra a azul, a cor do partido, Almeida foi o único que se referiu às presidenciais, dizendo que "se for preciso" o CDS apresentará um candidato próprio que sabe quem será, mas não o revelou aos delegados.

Quanto às autárquicas, João Almeida disse que referiu-se ao resultado do em Lisboa, obtido nas anteriores eleições por Assunção Cristas afirmando que "é muito importante a nível nacional manter essa dignidade" e garantindo que tem "uma candidatura" capaz de "manter o resultado" ao mesmo nível.

Já Filipe Lobo d'Ávila fez uma espécie de desafio a Assunção Cristas para voltar a candidatar-se à câmara de Lisboa, porque rejeita descartar os outros "quando dá jeito".

O ex-secretário de Estado recusou a ideia de que, internamente, o CDS precise de uma revolução e que não deve ter "vergonha de se assumir de direita". Aos delegados fez o apelo a votarem "em liberdade", sem se deixarem condicionar por "notáveis" ou "barões".

Abel Matos Santos, da Tendência Esperança em Movimento (TEM), foi direto ao pedir o afastamento de anteriores dirigentes, apostando na "mudança para um tempo novo".

"Devemos contar com todos, mas são precisos novos atores políticos descomprometidos com passados e atuações que levaram o CDS à falência, à destruição da sua malha autárquica, ao quase desaparecimento do seu grupo parlamentar", disse o candidato e pediu aos congressistas para refletirem na escolha entre "o renascer" do partido e a sua "irrelevância política".

Carlos Meira, ex-líder da concelhia de Viana do Castelo, apresentou-se como candidato que veio para ir para a rua combater aquilo a que apelidou de "nova ditadura do gosto", imposta e "financiada por certa esquerda".

Candidato do protesto, Meira explicou que "negar o desperdício, as avenças, as subvenções, as negociatas ruinosas praticadas pelo CDS e no CDS é tapar o sol uma peneira" e pediu para o partido se erguer e "mudar, mudar muito" para recuperar a sua credibilidade.

Lá fora espera-nos "um povo que está desconfiado de nós", advogou ainda.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório