Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Rio está "tranquilo" e lembra militantes: "Esta eleição é relevante"

O candidato Rui Rio já votou na segunda volta das eleições diretas do PSD. À imagem de Luís Montenegro, o atual presidente do partido disse estar "confiante" e "tranquilo", como sempre está. Parco em palavras, apelou à mobilização dos militantes recordando que a eleição "é relevante".

Rio está "tranquilo" e lembra militantes: "Esta eleição é relevante"
Notícias ao Minuto

16:10 - 18/01/20 por Melissa Lopes

Política PSD

Rui Rio não tem nenhum discurso preparado para o final da noite eleitoral do PSD. Tem apenas uns tópicos. "Vou pensar um bocadinho nesses tópicos", disse em declarações aos jornalistas no Porto, onde votou, manifestando confiança. "Estou confiante, mas tenho de por sempre dois cenários. Nunca se sabe o que é que pode acontecer".

Questionado sobre a afluência às urnas, o ex-autarca do Porto disse não ter dados sobre se "votou mais ou menos gente", mas aproveitou para lembrar a relevância desta segunda volta que culminará na escolha do líder do partido. 

"Na semana passada podia eleger-se o presidente do PSD, logo à primeira, mas agora vai eleger-se mesmo. Esta eleição é relevante. Espero que as pessoas venham", afirmou o candidato que, segundo diz, "está sempre tranquilo" em todas as eleições. 

Interrogado sobre se os casos polémicos da última semana de campanha podem ter causado alguma desmobilização dos militantes (nomeadamente a questão da 'oferta' de lugares), Rio não quis comentar. Assim como não teceu qualquer comentário político, à boa maneira da "tradição portuguesa", enquanto os militantes votam. 

"Não devo fazer comentários políticos no momento em que as pessoas estão a votar. Não vou aproveitar para fazer campanha eleitoral a meu favor neste momento", sublinhou. 

Questionado sobre se teria sido útil um debate televisivo com o candidato Montenegro, Rui Rio atirou: "Se tivesse sido eu tinha feito"

Pela primeira vez na história do partido realiza-se uma segunda volta na qual Rui Rio e Luís Montenegro vão hoje novamente a votos.

O presidente do PSD, Rui Rio, foi o candidato mais votado na primeira volta com 49,02% dos votos expressos, seguido do antigo líder parlamentar, Luís Montenegro, que obteve 41,42% do total. O vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais Miguel Pinto Luz ficou em terceiro, com 9,55%.

Cerca de 40 mil militantes do PSD com as quotas em dia podem votar nas diretas para escolher o próximo presidente, o mais baixo universo eleitoral de sempre no partido.

Na primeira volta, a participação rondou os 32 mil militantes - a menor em termos absolutos em eleições em que houve disputa -, mas a maior em percentagem: mais de 79% dos inscritos.

Os resultados da segunda volta das diretas do PSD serão conhecidos a partir das 20h deste sábado. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório