Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Rio "triunfará e até com uma margem diferente", pressagia Louçã

Francisco Louçã acredita que uma vitória de Rui Rio vai beneficiar Passos Coelho.

Rio "triunfará e até com uma margem diferente", pressagia Louçã
Notícias ao Minuto

23:03 - 17/01/20 por Filipa Matias Pereira

Política Francisco Louçã

Rui Rio e Luís Montenegro 'digladiam-se', este sábado, na segunda volta das diretas que vão eleger o próximo presidente do partido. Francisco Louçã acredita que a vitória irá sorrir a Rui Rio.

A necessidade de o PSD recorrer a uma segunda volta não foi surpresa para Francisco Louçã. No seu habitual espaço de comentário na antena da SIC Notícias, o bloquista revelou que acredita que Rio "triunfará e até com uma margem diferente".

Mas qual a implicação "política da vitória"? Terá a capacidade de "reduzir a tensão interna no PSD"? No entendimento do ex-líder partidário, a vitória de Rui Rio poderá beneficiar, isso sim, "Passos Coelho, que não desejava Montenegro", uma vez que este lhe "taparia o caminho de regresso".

Já questionado relativamente a este possível regresso do ex-primeiro-ministro à política ativa, Louçã acredita que a hipótese "não se excluiu".

Em suma, vincou Louçã que os sociais-democratas estão "condenados a continuar o conflito interno mesmo com vitória folgada de Rio".

Pela primeira vez na história do partido, no sábado, Rui Rio e Luís Montenegro vão novamente a votos, numa segunda volta, depois de o atual presidente do PSD ter sido o candidato mais votado na primeira volta com 49,02% dos votos expressos, seguido do antigo líder parlamentar, que obteve 41,42% do total. O vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais Miguel Pinto Luz ficou em terceiro, com 9,55%, e fora da segunda volta.

Mais de 40 mil militantes do PSD com as quotas em dia podem votar nas diretas para escolher o próximo presidente, o mais baixo universo eleitoral de sempre no partido.

Na primeira volta, a participação rondou os 32 mil militantes - a menor em termos absolutos em eleições em que houve disputa -, mas a maior em percentagem: mais de 79% dos inscritos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório