Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 26º

Governo "deixou degradar o Serviço Nacional de Saúde"

O presidente do PSD, Rui Rio, defendeu hoje que o Governo socialista "deixou degradar o Serviço Nacional de Saúde", criticando uma ministra que "liga pouco ou nada aos profissionais que no dia-a-dia contactam com os problemas".

Governo "deixou degradar o Serviço Nacional de Saúde"
Notícias ao Minuto

19:02 - 17/01/20 por Lusa

Política Rui Rio

"Manda o bom senso que a ministra da Saúde ouça os profissionais. E o que é notório é que a ministra talvez ouça, mas ouvir ou não ouvir, não traz efeito prático nenhum. Liga pouco ou nada aos profissionais que no dia-a-dia contactam com os problemas. A gestão dos recursos humanos, diz-nos a Ordem dos Médicos, é quase inexistente. Este Governo, desde que tomou posse, deixou degradar o Serviço Nacional de Saúde", disse Rui Rio.

O líder do PSD, que falava aos jornalistas no Porto após uma reunião na Ordem dos Médicos em véspera de eleições internas no partido em que não teve agenda como candidato, disse que lhe "foram apontados graves erros de gestão", isto para além do "subfinanciamento na Saúde".

"Temos muito desperdício. É possível fazer muito mais. É possível fazer muito melhor. A qualidade é um elemento importante para reduzir o desperdício. E outro patamar, para melhorarmos, é que Portugal tem de produzir mais, temos de ter um Produto Interno Bruto maior", disse o presidente dos sociais-democratas.

Numa intervenção na qual se escusou a comentar a disputa eleitoral interna no PSD, bem como palavras do seu adversário, Luís Montenegro, Rui Rio disse que "não é coincidência" ter ido à Ordem do Médicos e ter ido a uma Unidade de Saúde Familiar em Lisboa porque, acrescentou, "apesar de estar em eleições internas e ter de despender muito tempo com isso", não deixa de ser presidente do PSD.

"E tenho de atender aos principais problemas do país e a saúde é efetivamente, desde que este Governo tomou posse, um dos mais, se não o mais grave problema e sobre o qual o Governo tem mostrado mais ineficácia. Vim perguntar qual a opinião da Ordem dos Médicos sobre como resolver em Portugal uma situação que é muito má", referiu Rui Rio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório