Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Presidentes sociais-democratas duram em média dois anos e meio

O PSD escolhe no sábado o seu presidente, num partido que, em média, muda de líder a cada dois anos e meio e que já produziu sete primeiros-ministros e dois Presidentes da República.

Presidentes sociais-democratas duram em média dois anos e meio
Notícias ao Minuto

21:49 - 17/01/20 por Lusa

Política PSD

Ou seja, se Rui Rio for reeleito e cumprir o mandato até ao final ficará pelo menos quatro anos à frente dos destinos dos sociais-democratas, acima da média do partido. Já se for Luís Montenegro a sair vencedor, a permanência de Rio na liderança ficará apenas seis meses abaixo da média.

Recentemente, o atual presidente do PSD defendeu, em entrevista à Antena 1, que o partido não pode "triturar líderes" e mudá-los como "quem muda de camisa".

Cavaco Silva foi o líder que mais tempo esteve à frente do PSD, durante dez anos, seguido de Pedro Passos Coelho, que completou quase oito anos como presidente dos sociais-democratas.

No extremo oposto, encontram-se Emídio Guerreiro, Sousa Franco, Menéres Pimentel, Rui Machete ou Pedro Santana Lopes, todos com lideranças de menos de um ano.

Dos 18 presidentes do PSD, seis já morreram -- Sá Carneiro, Emídio Guerreiro, Sousa Franco, Menéres Pimentel, Nuno Rodrigues dos Santos e Carlos Mota Pinto -- e apenas uma mulher liderou os sociais-democratas em quase 44 anos de história: Manuela Ferreira Leite.

Sete presidentes do PSD foram primeiros-ministros -- mais de um terço dos líderes sociais-democratas (38,8%) -- e dois Presidentes da República, Cavaco Silva e o atual chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa.

Apenas dois presidentes do PSD - pouco mais de 10% - não tiveram qualquer experiência governativa, casos de Emídio Guerreiro e Nuno Rodrigues dos Santos. Ambos os candidatos à liderança do PSD nunca desempenharam cargos no Governo.

Em termos de idades, em média os presidentes do PSD tinham perto de 50 anos quando assumiram funções.

António Sousa Franco foi o presidente mais jovem do PSD -- tinha 35 anos -- e Emídio Guerreiro o mais velho: foi o único presidente do PSD nascido no século XIX (em 1899) e assumiu funções quando tinha 75 anos.

Os candidatos que disputarão a segunda volta das diretas, Rui Rio e Luís Montenegro, têm respetivamente 62 e 46 anos.

Dos 11 antigos presidentes vivos do PSD, apenas três já tomaram posição na disputa.

Rui Machete apoia Luís Montenegro e Francisco Pinto Balsemão e Manuela Ferreira Leite estão, tal como há dois anos, ao lado de Rui Rio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório