Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

BE questiona Governo sobre empreitada em pedreira de Carregal do Sal

O Bloco de Esquerda (BE) questinou hoje o Governo sobre uma empreitada que estará em curso numa pedreira desativada de Fiais da Telha, no concelho de Carregal do Sal.

BE questiona Governo sobre empreitada em pedreira de Carregal do Sal
Notícias ao Minuto

16:31 - 16/01/20 por Lusa

Política Bloco de Esquerda

Numa pergunta destinada ao ministro do Ambiente e da Ação Climática, Maria Manuel Rola e Nelson Peralta referem que o BE recebeu "algumas denúncias de movimentações de máquinas pesadas" na antiga pedreira, que está desativada há mais de 45 anos.

"Uma delegação do BE dirigiu-se ao local e confirmou a presença de uma empreitada a cargo da empresa Socitop - que trabalha no ramo das betuminosas - e a presença de várias máquinas pesadas", acrescentam.

Segundo os deputados, este local "encontra-se em pleno circuito pré-histórico protegido Fiais/Azenha, que apresenta um autêntico parque megalítico composto por vários exemplares de antas e dolmens", entre os quais o Dólmen da Orca.

"A localização da alegada pedreira encontra-se muito próxima da Orca do Outeiro do Rato", acrescentam.

O BE explica que "este espaço pré-histórico natural e protegido está integrado na Rede Natura 2000" e que "o sítio em questão é protegido pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), já que o consideram importante para a conservação da salamandra-lusitânica, espécie vulnerável e endémica da Península Ibérica".

Há também "uma grande mancha de pinheiro bravo, protegida também pelo ICNF" e "outra espécie protegida e endémica, o narciso do Mondego".

"O Sítio de Interesse Comunitário Carregal do Sal, incluído na Rede Natura 2000, foi criado e delimitado fundamentalmente devido à presença desta planta", sublinha.

Neste âmbito, o grupo parlamentar do BE quer saber se o Ministério do Ambiente e Ação Climática tem conhecimento desta situação e se "existe algum pedido de prospeção e pesquisa ou exploração para a zona coincidente com esta antiga pedreira.

"Existem os pareceres das diferentes entidades? Podem ser disponibilizados? Existem licenciamentos para esta empreitada?", questiona.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório