Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

"Quero humildemente dizer-vos que não ganhámos"

Com um resultado muito aquém do que esperava, Miguel Pinto Luz foi o primeiro candidato a reagir publicamente aos resultados das eleições internas do PSD.

"Quero humildemente dizer-vos que não ganhámos"
Notícias ao Minuto

22:53 - 11/01/20 por Mafalda Tello Silva

Política PSD

Ainda que provisórios, Miguel Pinto Luz já reagiu aos resultados desta noite eleitoral. O candidato à liderança do partido social-democrata, subiu ao palco montado na sede de acompanhamento eleitoral no edifício de Cowork Lacs, em Lisboa, e assumiu a derrota nestas eleições. 

"Quero humildemente dizer-vos que não ganhámos e dar, desde já, os parabéns a Rui Rio e Luís Montenegro", declarou. 

Entre o bater de palmas de militantes, Pinto Luz lembrou contudo que com esta sua campanha marcou a diferença. 

"Marcámos a diferença pelo nosso reformismo, pelo nosso inconformismo permanente. Pelo nosso arrojo, pela nossa agenda, pelas nossas prioridades", sustentou. 

Contudo, lembrando que partiu para estas eleições com "expectativas modestas", Pinto Luz ressaltou que surpreendeu "todos", mesmo aqueles que tentaram a todo o custo uma bipolarização nestas eleições". 

"O resultado de hoje é claro: chagámos aos 12%! 12% dos militantes do PSD disseram que queriam um modelo diferente, de uma forma diferente fazer política", declarou. 

O número dois de Carlos Carreira defendeu também que com esta campanha, conseguiu "com a força das ideias" recuperar "muitos homens e muitas mulheres que estavam afastadas do PSD".

Convicto de que o partido laranja "construirá uma alternativa para Portugal", Pinto Luz não deixou de apontar o dedo ao partido socialista afirmando que o PSD é "o instrumento de mudança que Portugal precisa" e a única "alternativa ao modelo socialista", que se se "afastou do mundo moderno".

"É contra isso que lutámos é contra isso que temos de lutar", acrescentou. 

Por fim, Pinto Luz agradeceu à sua família, a todos os militantes e à sua equipa, destando o apoio do "núcleo mais duro de campanha", designamente, Matos Rosa e Diogo Agostinho. O vice da Câmara de Cascais agradeceu ainda as vitórias em Lisboa, Setúbal e Madeira. 

"A responsabilidade a partir de hoje é muito maior", concluiu. 

Apesar de a pesada derrota, Pinto Luz saiu vitorioso na Madeira  obtendo 863 de votos, enquanto Rui Rio reuniu 544 e Luis Montenegro 275, num universo de 2242 militantes inscritos em que 1712 exerceram o seu direito de voto. 

Em Lisboa, a vitória também foi do vice-presidente da Câmara de Cascais ainda que por pouco. Pinto Luz ganhou o distrito de Lisboa com 1591 votos contra os 1362 de Montenegro e 1186 de Rui Rio.

Num total, cerca de 40 mil militantes do PSD votaram hoje, até às 20h00, na escolha do próximo presidente social-democrata, menos 30 mil do que há dois anos, numa disputa a três entre o atual líder do PSD, Rui Rio, o antigo líder parlamentar, Luís Montenegro, e o vice-presidente da Câmara de Cascais, Miguel Pinto Luz.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório