Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Aulas de defesa para profissionais de saúde? MAI esclarece polémica

Em causa está uma fotografia que circula nas redes sociais relativa à conferência de imprensa que resultou da reunião entre o ministro da Administração Interna e a ministra da Saúde sobre a violência contra profissionais de saúde.

Aulas de defesa para profissionais de saúde? MAI esclarece polémica
Notícias ao Minuto

08:50 - 10/01/20 por Melissa Lopes

Política MAI

Os sucessivos casos de agressões contra profissionais de saúde levaram, na última terça-feira, a que as tutelas da Defesa e da Saúde se tivessem reunido para discutir medidas de segurança. Depois do encontro, seguiu-se uma conferência de imprensa na qual foi anunciado que o Governo iria criar um gabinete de segurança na saúde contra a violência

Nessa ocasião, Eduardo Cabrita detalhou que "o MAI irá colocar de imediato um oficial das forças de segurança junto do gabinete da senhora ministra da Saúde que irá coordenar a avaliação das áreas de maior risco que estão identificadas pelas forças de segurança".

Esse oficial não só irá coordenar a avaliação destas situações de risco, como irá proceder também à "avaliação das características físicas, numa perspetiva de segurança, de algumas instalações de saúde". 

A polémica surge quando começou a ser partilhada nas redes sociais uma fotografia de Eduardo Cabrita nessa mesma conferência de imprensa, em que a imagem surge acompanhada de um oráculo, na TVI, no qual se podia ler: "Profissionais de saúde vão receber formação de defesa". 

Esta quinta-feira, o ministério tutelado por Eduardo Cabrita socorreu-se das redes sociais para esclarecer que a referida afirmação não foi proferida no final da reunião com a ministra da Saúde e que, aliás, "não foi perguntado nem foi dito pelo MAI que os profissionais de saúde vão receber formação de defesa"

O MAI conclui, portanto, que estamos perante um caso de 'fake news'. A ideia de os médicos poderem vir a receber formação de defesa é, aliás, uma das propostas do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) para o anunciado gabinete de segurança. O SIM propõe, entre outras medidas, uma "subvenção pelos Ministérios da Saúde e da Administração Interna da frequência pelos médicos do SNS de ações de formação de defesa pessoal", lê-se no site do sindicato

Questionado pelo Notícias ao Minuto sobre se o Governo tem a intenção de seguir o caminho de dar formação de defesa aos profissionais de saúde, o gabinete do MAI reitera que nunca tal medida fora dita pelo Executivo. 

A imagem em causa foi partilhada nas redes sociais, por exemplo, pelo antigo deputado social-democrata, Carlos Abreu Amorim. "Eu não quero acreditar que o ministro disse um disparate destes!", escreveu, acrescentando: "Então a solução para a violência contra os profissionais de Saúde passa por 'aulas' de defesa pessoal?"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório