Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Pinto Luz diz que vídeo quis "trazer algum humor" e não é notícia falsa

O candidato à liderança do PSD Miguel Pinto Luz justificou hoje que o vídeo que simula a notícia da sua passagem à segunda volta nas eleições diretas teve como objetivo "trazer algum humor" e não é uma notícia falsa.

Pinto Luz diz que vídeo quis "trazer algum humor" e não é notícia falsa
Notícias ao Minuto

23:59 - 08/01/20 por Lusa

Política PSD

Pinto Luz divulgou hoje uma "reportagem fictícia" num vídeo que envolve vários comentadores televisivos para simular a notícia da sua passagem à segunda volta nas eleições diretas para a liderança do PSD.

Confrontado pelos jornalistas à margem de um encontro com militantes em Loures (distrito de Lisboa), o candidato afirmou que o seu objetivo foi "trazer algum humor" à política nacional, porque ela "está muito cinzenta".

Para o vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, os políticos carecem desta "forma de trazer algum humor, alguma forma de olhar para a vida também com um sorriso, com alguma alegria" e, por isso, é que "tantas vezes" se sente um "enorme afastamento entre os eleitos e os eleitores".

"Foi isso que tentámos trazer hoje algum humor, alguma alegria, algum pensamento positivo", e dizer "aos militantes do PSD que são livres de votarem em quem entenderem, fazerem uma avaliação séria, honesta daqueles que fizeram a melhor campanha, aqueles que apresentaram o melhor programa para o PSD e para o país", acrescentou, assinalando que, "fazendo essa análise, no dia 11 votarão em consciência".

Pinto Luz não considera, igualmente, "de maneira nenhuma", que aquela ação possa ser considerada uma notícia falsa.

"Eu sou a primeira pessoa que sinalizo que se trata de um filme ficcionado", sublinhou, advogando que o vídeo retrata "uma realidade no futuro que se pode tornar uma realidade no presente se os militantes do PSD fizerem uma avaliação positiva" da sua candidatura.

Miguel Pinto Luz referiu ainda que "claro que não" descarta a possibilidade de o próximo presidente do PSD ser eleito já no sábado, na primeira volta.

"A nossa candidatura é uma candidatura com a ambição de vencer estas eleições", vincou.

Porém, o candidato não quis antecipar com quem é que poderia passar a uma segunda volta.

"Eu não sou dono dos votos dos militantes, isso os militantes no próximo dia 11 de janeiro dirão aquilo que entendem sobre o futuro do PSD", respondeu.

O presidente do PSD, Rui Rio, o antigo líder parlamentar Luís Montenegro e o atual vice-presidente da Câmara de Cascais disputam no sábado a presidência do partido em eleições diretas.

Se nenhum deles obtiver mais de 50% dos votos, a segunda volta realiza-se uma semana depois, dia 18, entre os dois candidatos mais votados.

Na versão original, simulando uma abertura do Jornal da Noite da SIC, o vídeo utilizava (e mantém) a imagem de vários comentadores televisivos, como Miguel Sousa Tavares, Clara Ferreira Alves, Paulo Baldaia e Luís Marques Mendes, que assinalam a surpresa ou a "boa preparação" do vice-presidente da Câmara de Cascais.

Um dos comentadores envolvidos na reportagem disse à agência Lusa não ter sido contactado para autorizar a inclusão da sua imagem no vídeo, mas escusou-se a fazer comentários a uma situação que considerou "insólita".

Pinto Luz esclarece no final que se trata de uma falsa reportagem, embora deixe a convicção de que pode tornar-se realidade.

"Esta é naturalmente uma reportagem fictícia, mas até pode ser esta a reportagem provável, porque o futuro já está a dizer presente nestas eleições", salienta no vídeo o candidato social-democrata.

Entretanto, a SIC pediu ao candidato social-democrata que alterasse o vídeo, retirando material que pudesse relacionar com o canal.

O vídeo deixou de exibir a abertura do Jornal da Noite, mas mantém os comentadores, tentando esconder o logótipo do canal, segundo uma consulta feita pela Lusa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório