Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 15º MÁX 22º

Secretário de Estado português visto como 'alemão' na Grécia

O secretário de Estados dos Negócios Estrangeiros, Bruno Maçães, esteve na Grécia há uma semana, na conferência ‘Governância económica e crise europeia’, onde apresentou um discurso próximo à posição do país de Merkel, que lhe a denominação de ‘o alemão’ pela imprensa grega, avança o jornal i.

Secretário de Estado português visto como 'alemão' na Grécia
Notícias ao Minuto

08:21 - 30/11/13 por Notícias Ao Minuto

Política Bruno Maçães

Bruno Maçães esteve na Grécia há uma semana, à margem conferência ‘Governância económica e crise europeia’, promovida pela Fundação Grega para a Política Europeia e Estrangeira na qual discursou. Foi inclusive aí que recebeu o título de ‘o alemão’ pela imprensa grega.

Isto porque, segundo escrevem dois jornais daquele país, a intervenção do secretário de Estados dos Negócios Estrangeiros revelou aproximação à posição alemã, sendo que este recusou a ideia de uma união de esforços a Sul, nomeadamente ente os países que recebem ajuda externa, mas falando também em Itália ou França. Além disso, defendeu que as questões fiscais da União Europeia deveriam ser tratadas a nível nacional.

Em declarações ao i, um dos jornalistas que o entrevistou no final do evento, explicou que as palavras de Maçães foram recebidas com “bastante surpresa” já que este “se mostrou resolutamente contra uma frente europeia do Sul na Zona Euro”.

“Ficámos verdadeiramente desiludidos, porque tínhamos a expectativa de encontrar um amigo da periferia europeia que se revelou um rigoroso académico se qualquer solidariedade co um país com problemas semelhantes ao seu”, a Grécia”, lamentou o jornalista.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório