Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

"Não têm ideia o quanto as notícias falsas prejudicaram a Aliança"

Pedro Santana Lopes, fundador do partido Aliança, recorda o acidente rodoviário que sofreu antes das Europeias para lamentar "as notícias falsas" que atingiram o partido e que, acusa, partiram da "central do costume".

"Não têm ideia o quanto as notícias falsas prejudicaram a Aliança"
Notícias ao Minuto

11:11 - 28/12/19 por Melissa Lopes

Política Santana Lopes

O ano que está a chegar ao fim foi de grande aposta política para Santana Lopes. Depois de ter, finalmente, criado o seu partido,  o ex-social-democrata enfrentou, em 2019, os primeiros dois grandes testes: as Europeias, em maio, e as Legislativas, em outubro. Dois testes em que o Aliança não passou, ao não ter conseguido qualquer representação parlamentar. 

Em jeito de balanço, Santana Lopes recorda o mediatismo do acidente rodoviário que sofreu em plena campanha para as europeias e afirma que  "as pessoas não têm ideia de quanto as notícias falsas prejudicaram a ALIANÇA, logo nas Europeias e muito nas Legislativas". 

Santana refere-se, no caso, ao facto de ter sido noticiado que o carro onde seguia não tinha seguro e toda a polémica relacionada com o helicóptero do INEM que o transportou para o hospital depois do acidente.

"Até hoje, não me apeteceu andar a mexer neste tema, nem ver as imagens do carro. Mas sei o que pessoas de todo o País me têm dito, por todo o lado. Outro dia, recebi pessoas com altas funções, de um Distrito do interior, que me diziam isso mesmo: 'O Sr. Dr. não faz ideia de quanto isso o prejudicou. Hoje em dia, quando um helicóptero do INEM sobrevoa as nossas terras, as pessoas dizem: lá vai o Santana'", conta. 

O ex-provedor da Santa Casa ressalva que estas "não são desculpas para maus resultados" e assume os seus "defeitos" e "limitações". "Há várias razões e a responsabilidade primeira, como já disse, é obviamente, dos meus defeitos e das minhas limitações", admite, demonstrando, contudo, revolta face às ditas notícias falsas.  

"Isto revoltou-me: e não foi por acaso que o fizeram. Uma pessoa vê a morte à frente, os airbags não disparam, fica uma hora encarcerada, o carro a deitar fumo quinze minutos, dores que impossibilitavam os movimentos e 'a central' do costume - que é fácil de identificar - faz chegar esta 'informação' [da falta de seguro] à imprensa", remata.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório