Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Partidos têm medo dos deputados únicos por recearem efeito PAN, diz Livre

A parlamentar do Livre Joacine Katar Moreira explicou hoje o "afastamento" dos deputados únicos da conferência de líderes com o receio dos partidos tradicionais de as novas forças políticas crescerem nas próximas legislativas, como aconteceu com o PAN.

Partidos têm medo dos deputados únicos por recearem efeito PAN, diz Livre
Notícias ao Minuto

13:59 - 18/12/19 por Lusa

Política Livre

"O único argumento que encontramos para o afastamento absoluto dos deputados únicos da conferência de líderes não é o dia de hoje. É o dia de amanhã. Há um receio que aconteça com os atuais deputados únicos o que aconteceu com o deputado único do PAN na última legislatura", afirmou Joacine Katar Moreira.

Estas declarações foram feitas minutos depois de a comissão dos Assuntos Constitucionais ter aprovado a revisão ao regimento que não dá direito de assento nem estatuto de observador aos deputados únicos na conferência de líderes.

Numa "única legislatura", recordou, o deputado único transformou-se em grupo parlamentar, para o que é necessário eleger pelo menos dois parlamentares, tendo o PAN eleito quatro deputados.

Para a deputada do Livre, existiu "uma retórica" para alargar os direitos dos deputados únicos que, depois, não teve tradução prática na alteração ao regimento.

E alertou que, mais cedo ou mais tarde, o regimento vai ter de adaptar-se a esta nova realidade, em que há três deputados únicos no parlamento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório