Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

"Chega não definiu ainda o seu sentido de voto final"

André Ventura apresentou "grandes linhas vermelhas" ao Orçamento do Estado.

"Chega não definiu ainda o seu sentido de voto final"
Notícias ao Minuto

16:46 - 17/12/19 por Catarina Correia Rocha

Política Chega

André Ventura comentou a proposta de Orçamento do Estado para 2020 - apresentada na noite desta segunda-feira - no final do encontro desta tarde com o Presidente da República, em Belém.

Aos jornalistas, o deputado referiu que, "numa primeira análise", o documento "fica muito aquém daquilo que era necessário, até em alguma contradição com o programa do Governo apresentado pelo primeiro-ministro na Assembleia da República".

Ressalvando que "o Chega não definiu ainda o seu sentido de voto final", André Ventura garantiu a decisão depende de "três grandes questões", "grandes linhas vermelhas" que enumerou.

"A primeira tem a ver com o subsídio de risco às forças de segurança, a segunda com a atribuição do subsídio de alojamento para os professores que vivem uma situação vergonhosa no nosso país em matéria do exercício da sua própria profissão e os profissionais de saúde que não tiveram ainda direito à revisão das suas carreiras e aos suplementos que já deveriam ter sido há muito atualizados", explicitou.

Quanto à proposta de reorganização dos escalões do IRS, o deputado foi bastante crítico. "A reorganização vai levar à perda do poder de compra não só na Administração Pública como na generalidade dos setores profissionais". 

Para Ventura, "há aqui uma contradição entre um orçamento que tem, aparentemente, um superavit, que vive um momento de aumento na dinâmica económica externa e, ao mesmo tempo, faz os seus cidadãos perderem poder de compra."

A comitiva do Chega, além de André Ventura, incluiu os seus vice-presidentes Pacheco Amorim, Nuno Pinto Afonso e José Dias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório