Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

As melhores frases de 2019 dos nossos políticos

Recorde alguns dos momentos mais decisivos do ano de 2019 através das frases mais marcantes dos políticos portugueses.

As melhores frases de 2019 dos nossos políticos
Notícias ao Minuto

14:43 - 15/12/19 por Lusa

Política 2019

João Gomes Cravinho

"Vivemos tempos complexos e é preciso ter a noção que uma atitude destas por parte da estação em causa não é muito diferente de quem ateia incêndios pelo prazer de ver as labaredas."

João Gomes Cravinho, ministro da Defesa, sobre a decisão da TVI de convidar Mário Machado, líder do movimento de extrema direita Nova Ordem Social, para um programa televisivo

Twitter, 04-01-2019

Miguel Macedo

"O tribunal deu hoje resposta às canalhices que me fizeram ao longo destes quatro anos."

Miguel Macedo, ex-ministro da Administração Interna, após ser absolvido no processo Vistos Gold

04-01-2019 

Manuel Heitor

"Hoje temos 120 mil jovens com 18 anos e damo-nos ao luxo de só formar metade deles."

Manuel Heitor, ministro do Ensino Superior

07-01-2019

Marcelo Rebelo de Sousa

"Totalmente. Ficou claríssimo. Eu disse que era um passo muito importante no domínio do financiamento do ensino superior."

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, quando questionado se é ou não favorável à proposta de se caminhar para o fim das propinas no ensino superior

07-01-2019

David Justino

"[O atual modelo de propinas resulta de] um acordo de regime [entre um Governo do PS, que tinha Marçal Grilo como ministro da Educação, e o PSD. Na altura, era presidente do PSD Marcelo Rebelo de Sousa."

David Justino, vice-presidente do PSD

09-01-2019

Fernando Medina

"Hoje toma-se uma decisão única em 15 anos. Há 15 anos que não havia uma decisão de expansão do metro na cidade de Lisboa. Remonta há mais de uma década a última decisão de expansão do metropolitano, mas fora do município de Lisboa."

Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa

09-01-2019

Armando Vara

"Venho cumprir uma pena extremamente injusta."

Armando Vara, antigo dirigente socialista, ao entregar-se na prisão de Évora, para cumprir a pena de cinco anos a que foi condenado por três crimes de tráfico de influências no âmbito do processo Face Oculta

16-01-2019

António Costa

"O Serviço Nacional de Saúde já não pode ser só o grande hospital, mas sim uma porta de proximidade que leva os cuidados de saúde, cada vez mais diversificados a cada uma das pessoas."

António Costa, primeiro-ministro

18-01-2019

Mamadou Ba

"Que um gajo tenha de aguentar a bosta da bófia e da facho esfera é uma coisa que é natural, agora levar com sermões idiotas de pseudo radicais iluminados é já um tanto cansativo."

Mamadou Ba, ex-assessor do Bloco de Esquerda, reagindo ao caso de violência no Bairro da Jamaica, no Seixal

Facebook, 21-01-2019

Eduardo Cabrita

"Eu tenho toda a confiança na polícia portuguesa, toda a confiança nos polícias e toda a certeza que, como sempre sucede, as circunstâncias objeto de apreciação serão avaliadas no inquérito a decorrer."

Eduardo Cabrita, quando questionado sobre eventuais excessos por parte da polícia em incidentes nos dias anteriores nos distritos de Lisboa e Setúbal

22-01-2019

António Costa

"Não podemos dramatizar aquilo que são incidentes, nem banalizar a situação. Temos boas razões para confiar na nossa polícia, como temos boas razões para confiar nos cidadãos que vivem em Portugal, sejam portugueses ou estrangeiros, não transformando um caso concreto num paradigma e numa realidade que não é a nossa."

António Costa, sobre os incidentes no bairro Jamaica, no Seixal

24-01-2019

Marcelo Rebelo de Sousa

"Aquilo que temos de evitar na sociedade portuguesa é que, precisamente através de uma radicalização no tratamento destas e de outras questões, acabar por sacrificar o tecido social em termos de coesão, porque se acaba por, semeando ventos, colher-se tempestades."

Marcelo Rebelo de Sousa, sobre os incidentes no bairro Jamaica

Lusa, 25-01-2019

Carlos Rabaçal

"Os últimos acontecimentos [no bairro da Bela Vista, em Setúbal] não foram miúdos a reagir a problemas racistas ou violência policial naquela zona, foi uma coisa de 'miudismo' de gente branca, miúdos entre os 12 e os 16 anos, que andavam por ali a fazer rebeldia com a polícia."

Carlos Rabaçal, vereador da Proteção Civil na Câmara de Setúbal

26-01-2019

Adalberto Campos Fernandes

"A maior crueldade que pode haver num sistema de saúde é ter cidadãos que têm cuidados a mais, alguns deles desnecessários, por oposição a cidadãos que têm cuidados a menos que também lhes fazem muita falta."

Adalberto Campos Fernandes, ex-ministro da Saúde

TSF/Diário de Notícias, 27-01-2019

Marcelo Rebelo de Sousa

"Foi muito importante, um argumento essencial para esta decisão, o ser um país que pudesse abrir para vários continentes e, nomeadamente, para África, porque é o único continente que ainda não teve as Jornadas Mundiais da Juventude."

Marcelo Rebelo de Sousa

Lusa, 27-01-2019

António Costa

"Não podemos confundir aquilo que é o exercício da atividade sindical, o exercício legítimo do direito à greve com práticas que não são de greves cirúrgicas, mas são greves selvagens, que visam simplesmente atentar contra a dignidade dos doentes e contra as funções do Serviço Nacional de Saúde."

António Costa, primeiro-ministro, sobre as greves cirúrgicas dos enfermeiros

01-02-2019

Rui Rio

"Os enfermeiros têm todo o direito à greve, como qualquer trabalhador, mas há formas de fazer greve. Se for uma greve absolutamente normal, é a situação que decorre da democracia. A greve, da forma que está a ser feita, é altamente questionável."

Rui Rio, presidente do PSD

01-02-2019

Eduardo Cabrita

"O realojamento do Bairro da Jamaica, esse sim, é a grande ação de segurança e inclusão que este Governo está a fazer em ligação com a autarquia do Seixal, ao fim de décadas de esquecimento. Jamaica somos todos nós."

Eduardo Cabrita

02-02-2019

Marcelo Rebelo de Sousa

"No Bairro da Jamaica, não houve uma guerra de um bairro negro contra uma polícia branca ou de uma polícia branca contra um bairro negro, não houve nada disso. (...) Somos todos portugueses. A última coisa de que Portugal necessita neste momento é de haver qualquer tipo de comportamento que crie um empolamento artificial na sociedade portuguesa e um conflito de raças, que é uma porta aberta à xenofobia e ao radicalismo que deu o resultado que deu noutros países."

Marcelo Rebelo de Sousa

05-02-2019

António Costa

"Manifestamente, a Ordem dos Enfermeiros, em particular a senhora bastonária [Ana Rita Cavaco] têm violado [a lei que proíbe participação em atividade sindical] com essa atuação. Iremos comunicar às autoridades judiciárias aquilo que são os factos apurados e que do nosso ponto de vista configuram uma manifesta violação daquilo que são as proibições resultantes da lei das ordens profissionais."

António Costa

SIC, 05-02-2019

Ana Rita Cavaco

"O senhor primeiro-ministro tem de dizer que factos são esses que considera que são uma violação às nossas competências (...), porque nós estamos de consciência absolutamente tranquila."

Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros

05-02-2019

Marta Temido

"Tendo-se verificado o incumprimento da obrigação de prestação de serviços mínimos, o Governo decidiu proceder à requisição civil, de forma proporcional e na medida do necessário, de modo a assegurar a satisfação de necessidades sociais impreteríveis no setor da saúde."

Marta Temido, ministra da Saúde

07-02-2019

Marcelo Rebelo de Sousa

"Primeiro, é que quem promove o 'crowdfunding' [financiamento colaborativo] é um movimento cívico, um movimento cívico não pode declarar greve. O 'crowdfunding' é legalmente previsto para alguém reunir fundos para desenvolver certa atividade. Legalmente, não pode um movimento cívico substituir-se ao sindicato. (...) Se isso for verdade, está preenchido o requisito para a declaração da requisição civil."

Marcelo Rebelo de Sousa

TVI24, 07-02-2019

Marta Temido

"Verificou-se que, de um total de cerca de 1.600 cirurgias adiadas nos primeiros dias deste bloco de greve, um elevado número estava classificado como serviços mínimos e não estava a ser realizado, pelo que esta opção [a requisição civil] foi decidida."

Marta Temido

08-02-2019

Miguel Guimarães

"Os protestos, sejam que protestos forem, que têm acontecido na área da Saúde mostram que alguma coisa não vai bem, não vale a pena alguém do Governo vir dizer que está tudo bem, (...) os portugueses já perceberam que não está tudo bem."

Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos

15-02-2019

Graça Machado

"Muitos dos que estão na atual equipa a gerir a Ordem [dos Enfermeiros] têm ambições próprias, muito além da Ordem e da enfermagem. E assim utilizam a Ordem."

Graça Machado, ex-vice presidente da Ordem dos Enfermeiros

Diário de Notícias, 02-03-2019

Francisca van Dunnen

"As redes sociais e o anonimato abriram a caixa de Pandora [para o racismo]."

Francisca van Dunnen, ministra da Justiça

Jornal de Notícias, 03-03-2019

Rui Rio

"Não é justo, não é correto que os portugueses do interior, e sem ser do interior, estejam através dos seus impostos a subsidiar os passes na Área Metropolitana de Lisboa."

Rui Rio, presidente do PSD

19-03-2019

Fernando Nunes da Silva

"[A redução das tarifas nos passes de transportes públicos é uma] medida que, durante toda a legislatura, vai ter maior impacto no rendimento das famílias. Muito mais que a subida de salários, redução de pensões e cortes de sobretaxas no IRS."

Fernando Nunes da Silva, antigo vereador da Câmara de Lisboa

Lusa, 28-03-2019

Jerónimo de Sousa

"Mesmo no plano ambiental e ecológico, isto é um passo de grande significado, que leva à tal incredulidade de algumas pessoas que não acreditavam. Como diz o nosso povo, 'quando a esmola é grande, o pobre desconfia'. Creio que, neste caso, o pobre não deve desconfiar porque é verdade que vai haver esta redução dos preços dos passes."

Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP

01-04-2019

Carlos Martins

"Entendo que o assunto pode prejudicar o Governo, o Partido Socialista e o senhor primeiro-Ministro. Com a mesma honra que determinou a minha aceitação de funções governativas, entendo, nesta hora, pedir a minha demissão ao senhor primeiro-ministro e ao senhor ministro."

Carlos Martins, secretário de Estado do Ambiente, na carta de demissão, na sequência da polémica nomeação de um primo.

04-04-2019

Marcelo Rebelo de Sousa

"A lei já tem quase 20 anos e é uma lei em que, por exemplo, os primos não são apanhados por uma decisão no plano administrativo. Hoje, a sensação que eu tenho é que o escrutínio e o juízo da opinião pública portuguesa é mais exigente. Então, vale a pena rever a lei, em conformidade."

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República

04-04-2019

David Justino

"Ministra da Justiça esteve a negociar quanto vai receber quando sair do Governo."

David Justino, vice-presidente do PSD, sobre a negociação do novo estatuto dos magistrados judiciais, conduzida pela ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, que desbloqueou o estatuto remuneratório dos juízes

TSF, 10-04-2019

Francisca Van Dunem

"A inclusão do meu marido nos comentários das redes sociais sobre estas ligações familiares no Governo é um engano. As redes sociais nem sempre são um espaço higiénico em que se possa frequentar. O meu marido é dos mais reputados na área em que sempre trabalhou. Não creio que isso tenha que ver com nepotismo. Acho que seria um absurdo que deixasse de trabalhar porque a sua mulher é membro do Governo. Acho que esta história de nepotismo é melhor ficar por aqui, porque é uma história absurda e infamante."

Francisca Van Dunem, ministra da Justiça, sobre a escolha do marido Eduardo Paz Ferreira para liderar a renegociação do terminal de Sines

Jornal de Angola, 16-04-2019

Catarina Martins 

"Nós somos os filhos do SNS [Serviço Nacional de Saúde] e diremos aqui em todo o lado: não privatizamos aquela que é a maior conquista da democracia portuguesa e que levamos tão a sério o repto de António Arnaut e João Semedo para salvar o Serviço Nacional de Saúde."

Catarina Martins, coordenadora do BE

28-04-2019

André Silva

"Ou há de facto a assunção por parte de quem está no Governo que é preciso tomar medidas mais progressistas na área ambiental, fazer mudanças e assumir compromissos profundos, ou então, de facto, não estamos disponíveis para ser um penacho, para sermos um mero apontamento de uma solução governativa."

André Silva, deputado único do PAN

Lusa, 05-05-2019

Maria Temido

"Quem vem para a vida política não pode ser incauto. Tem de desconfiar."

Maria Temido

Notícias Magazine, 12-05-2019

João Matos Fernandes

"Ser ministro do Ambiente é fácil porque antes de nós havia um vazio, ela própria [Assunção Cristas] já não se deve lembrar, mas foi ministra do Ambiente."

João Matos Fernandes, ministro do Ambiente

15-05-2019

António Guterres

"As alterações climáticas são o assunto decisivo da nossa época."

António Guterres, secretário-geral da ONU

16-05-2019

António Guterres

"A minha geração falhou numa resposta apropriada ao desafio da emergência climática."

António Guterres

23-06-2019

Graça Fonseca

"O que eu considero uma vergonha é termos chegado ao ponto a que chegámos em 2019, quando o Opart [Organismo de Produção Artística] foi criado em 2007, e [por] culpa de muitos. Chegámos a um ponto em que há uma desorganização estrutural e fundacional de uma entidade que devia ter-se reorganizado, e refundado o projeto artístico."

Graça Fonseca, ministra da Cultura, no Parlamento

03-07-2019

Francisca Van Dunen

"Inúmeras pessoas afirmarão, sem hesitar, que o racismo é estúpido. No entanto, algumas dessas pessoas provavelmente não admitirão, nem sequer perante si próprias, que a diferença os incomoda ou mesmo que lhes causa aversão e lhes determina reações hostis."

Francisca Van Dunen, ministra da Justiça

09-07-2019

Miguel Guimarães

"Nós temos uma deficiência grave no SNS [Serviço Nacional de Saúde]. É como se o SNS tivesse ligado a um ventilador, mas esse ventilador são os profissionais de Saúde. É bom que a senhora ministra [Marta Temido] perceba isso e bata o pé ao ministro das Finanças [Mário Centeno] e explique que é preciso, de facto, investir mais."

Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos

10-07-2019

Marta Temido

"Não há uma campanha contra o Governo, há uma campanha contra o Serviço Nacional de Saúde, claramente."

Marta Temido

Público, 11-07-2019

Ana Rita Cavaco

"Não há aqui nenhuma estratégia desleal, a única deslealdade que há é da senhora ministra da Saúde ao perseguir aqueles que efetivamente denunciam para que alguma coisa aconteça."

Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros (OE), sobre o processo de sindicância ordenado pelo Ministério da Saúde à OE

15-07-2019

Paulo César

"O Estado falhou às populações. O país inteiro falhou. Nós falhámos."

Paulo César, vice-presidente da Câmara de Vila de Rei, sobre o incêndio na região

22-07-2019

Eduardo Cabrita

"[A notícia é] verdadeiramente irresponsável e alarmista."

Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, reagindo à notícia do Jornal de Notícias sobre as golas antifumo com material inflamável distribuídas no âmbito do programa "Aldeias Seguras"

26-07-2019

Ana Rita Cavaco

"É uma vingança do Governo, porque este Governo já demonstrou o que faz às pessoas de quem não gosta e que não gosta daquilo que dizem. Não sou caso único. O presidente da Câmara de Mação e o presidente de um sindicado da PSP, esta semana, são também caso disso. Este é o 'modus operandi' do Governo e está à vista de todos."

Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, comentando o resultado da sindicância determinada pelo Ministério da Saúde, segundo a qual há fundamentos para dissolver os órgãos daquela entidade

Lusa, 26-07-2019

José Artur Neves

"Não tenho qualquer participação na referida empresa nem intervenção na sua atividade. Não tive qualquer influência nem estabeleci qualquer contacto, nem o meu filho alguma vez invocou o seu grau de parentesco, de que pudesse resultar qualquer expectativa de favorecimento pessoal."

José Artur Neves, secretário de Estado da Proteção Civil, em nota enviada à comunicação social

30-07-2019

Carlos Peixoto

"Hoje soubemos que o secretário de Estado tem um filho que está a fazer contratos com o Estado e a lei sobre isso é clara: proíbe. (...) É preciso que haja aqui responsabilidades políticas. O ministro é o chefe da cadeia do comando e portanto tem que esclarecer e tem que assumir, não vale a pena passar a culpa para os outros."

Carlos Peixoto, deputado do PSD

30-07-2019

Augusto Santos Silva

"Não estamos preocupados com a existência de crimes de ódio contra imigrantes em Portugal, embora saiba que eles já existiram. Mas estamos preocupados com o facto de um pouco por todo o mundo se assistir a este discurso de ódio contra o estrangeiro, discurso de ódio contra o imigrante, e não queremos esse discurso de ódio em Portugal. E, portanto, devemos defender-nos e a lei é o que melhor nos defende."

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros

Lusa, 10-08-2019

Rui Rio

"Em agosto, a um mês do começo das aulas, o Governo faz um despacho de perfil bloquista, semeando a confusão nas escolas e nos pais. Uma coisa feita da forma mais insensata que se pode imaginar."

Rui Rio, sobre a aplicação da lei da identidade de género nas escolas

Twitter, 22-08-2019

João Costa

"[O despacho não vai significar que] uma menina, de repente, encontra um galifão de 16 anos ao seu lado na casa de banho."

João Costa, secretário de Estado da Educação

Rádio Observador, 22-08-2019

António Costa

"Saudamos a designação de D. José Tolentino de Mendonça como cardeal. Trata-se de um dos mais qualificados vultos da Igreja e de uma personalidade cimeira da cultura portuguesa. É também um dos melhores pensadores sobre o potencial da nossa Diáspora."

António Costa

Twitter, 01-09-2019

Marcelo Rebelo de Sousa

"[A nomeação pelo Papa Francisco do arcebispo Tolentino de Mendonça] é um grande prestígio para Portugal e o reconhecimento de uma carreira ímpar como professor, filósofo, teólogo, poeta e responsável universitário."

Marcelo Rebelo de Sousa

01-09-2019

Isaltino Morais

"Pensei muitas vezes: Isaltino, votavas em alguém que tivesse sido preso? E concluí que sim. Se tivesse confiança nessa pessoa, votaria."

Isaltino Morais, presidente da Câmara de Oeiras

TSF/Dinheiro Vivo, 14-09-2019

António Guterres

"[Existe um] conflito sério entre pessoas e natureza. [O conflito com a natureza] pode ser absolutamente destrutivo para o futuro das nossas comunidades e das nossas sociedades."

António Guterres, na abertura da Cimeira da Ação Climática para a Juventude, em Nova Iorque

21-09-2019

António Costa

"Mesmo sendo tradicionalmente otimista, devo dizer que fiquei muito surpreendido com o grande impacto e sucesso que esta medida de redução dos custos dos passes sociais tem estado a ter na alteração dos hábitos de transporte das pessoas. Este é um processo que tem de continuar, estamos só no começo."

António Costa, secretário-geral do PS

24-09-2019

José Sócrates

"Venho repor a verdade. Bem sei que é um longo caminho, mas é aquilo que tenho feito ao longo de cinco anos."

José Sócrates, ex-primeiro ministro, à entrada do Tribunal Central de Instrução Criminal, onde foi interrogado na fase de instrução da Operação Marques

28-10-2019

Margarida Martins

"[O fenómeno da violência sexual em Portugal está ao nível de uma] pandemia, [em que] porta sim, porta não, todas as famílias têm este problema."

Margarida Martins, presidente da Associação de Mulheres contra a Violência

Lusa, 31-10-2019

Tiago Brandão Rodrigues

"Não queremos administrativamente diminuir as retenções. Queremos fazer aquilo que é mais difícil, que é agarrar em cada um dos nossos alunos, principalmente aqueles que estão em meios sócio-economicamente mais desfavorecidos, com famílias com menos capacidade, para os ajudar no seu trabalho."

Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação

Lusa, 14-11-2019

Fernando Medina

"Nós queremos que as cerca de 360 pessoas que temos hoje identificadas em situação de sem-abrigo (...) tenham uma resposta de acordo com a sua necessidade e a sua vontade, seja ela uma resposta de habitação como ponto de entrada e de começo para o processo de integração, seja ao nível da saúde, em que muitos dos casos são problemas de saúde mental, ou ao nível (...) de problemas de dependência, seja de álcool, seja de estupefacientes."

Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa

20-11-201

João Pedro Matos Fernandes

"Em Portugal, não precisamos de nenhuma declaração de ninguém para sabermos que estamos em emergência climática. Perdemos 13 quilómetros quadrados de costa nos últimos anos, o mar está a subir e a seca deixou de ser uma coisa que acontece para ser estrutural no sul do país."

João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente

Lusa, 30-11-2019

António Guterres

"Exorto todas as partes a ultrapassarem as suas atuais divisões e a encontrarem um entendimento comum sobre [a questão da luta contra as alterações climáticas]."

António Guterres, na abertura da cimeira sobre as alterações climáticas, em Madrid

02-12-2019

Recomendados para si

;
Campo obrigatório