Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

António Costa garante não ter "qualquer divergência" com Centeno

O primeiro-ministro afirmou hoje que "não há qualquer divergência" entre si e o ministro de Estado e das Finanças, Mário Centeno, e salientou que o Governo português tem estado "mobilizado ativamente" em torno do orçamento da zona euro.

António Costa garante não ter "qualquer divergência" com Centeno
Notícias ao Minuto

11:13 - 14/12/19 por Lusa

Política Governo

"Não há qualquer divergência entre mim e o MEF [ministro de Estado e das Finanças] Mário Centeno", escreveu António Costa na sua conta oficial na rede social Twitter.

"Ontem, Mário Centeno, como lhe compete, apresentou a proposta do Eurogrupo e eu, como me compete, expressei a já conhecida posição nacional. Os trabalhos prosseguirão para termos o orçamento que a zona euro precisa", escreveu também o primeiro-ministro.

O chefe do Governo argumenta que "a criação de um orçamento da zona euro é essencial e tem mobilizado ativamente" o seu executivo.

"Foi dado um passo importante em outubro com a aprovação de uma proposta no Eurogrupo, que pode e deve ser agora melhorada no CE [Conselho Europeu]", assinalou.

Na sexta-feira, em Bruxelas, o primeiro-ministro tinha admitido divergências com Centeno, que é também presidente do Eurogrupo, sobre o orçamento da zona euro, devido à "fórmula mal desenhada" deste instrumento, mas afastou "constrangimentos".

"Não há nenhum constrangimento entre o primeiro-ministro de Portugal e o presidente do Eurogrupo, visto que ao primeiro-ministro de Portugal compete representar os portugueses e os seus interesses e ao presidente do Eurogrupo compete representar a vontade geral do Eurogrupo", declarou António Costa, falando aos jornalistas no final de uma cimeira do euro, em Bruxelas, na qual foi discutido o instrumento orçamental para a convergência e competitividade da zona euro (BICC, na sigla inglesa).

Negando mal-estar com Centeno, Costa realçou que "não é a primeira vez que entre Portugal e o Eurogrupo não existe uma posição conjunta".

Hoje, o jornal Expresso noticia que o assunto motivou uma discussão entre Costa e Centeno no Conselho Europeu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório