Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Reforço na Saúde? Foi "uma iniciativa de natureza mediática"

Manuela Ferreira Leite criticou o reforço na saúde aprovado em Conselho de Ministros. Foi, no seu entendimento, uma "iniciativa de natureza mediática".

Reforço na Saúde? Foi "uma iniciativa de natureza mediática"
Notícias ao Minuto

23:17 - 11/12/19 por Filipa Matias Pereira

Política Manuela Ferreira Leite

A aprovação, em Conselho Ministros, de um reforço do orçamento da Saúde em 800 milhões de euros e da contratação de 8.400 trabalhadores para o SNS foi alvo de análise por parte de Manuela Ferreira Leite no seu habitual espaço de comentário na antena da TVI24. Esta foi, no entendimento da ex-governante, "uma iniciativa de natureza mediática".

Para a ex-ministra das Finanças, o objetivo do Governo com esta resolução era única e simplesmente "reduzir a nossa deceção quando olharmos para o Orçamento da Saúde. Aquilo que está no comunicado do Conselho de Ministros não é nada do ponto de vista de um plano plurianual".

Caso tivesse acesso ao documento do Orçamento do Estado que irá ser entregue na segunda-feira, a economista explica que essa provisão orçamental estaria aí patente, "não era preciso haver um Conselho de Ministros nem nenhum plano plurianual".

Para a social-democrata, se um plano desta natureza "existisse, deveria seguramente estar lá como é que se chega a 800 milhões. Não há nenhum plano de referência, nem nenhuma metodologia que nos leve a perceber como vamos captar médicos".

O Governo defendeu, esta quarta-feira, que o Plano de Melhoria da Resposta do Serviço Nacional de Saúde prevê um reforço da autonomia para os administradores hospitalares, que passam "a poder fazer substituição de pessoal sem autorização do ministro das Finanças. Fica-se contente e acha-se que se obteve um ganho na gestão, mas está-se no ponto zero da capacidade de gestão. Se isto não é uma operação meramente mediática, não sei o que seja".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório