Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

BE/Lisboa alerta para possíveis falhas em contratações para escolas

O BE/Lisboa alertou hoje para a possibilidade de ocorrerem falhas na contratação de novos auxiliares e problemas na contratação do serviço de refeições escolares, lembrando que neste momento não estão a ser lançados concursos.

BE/Lisboa alerta para possíveis falhas em contratações para escolas
Notícias ao Minuto

18:48 - 11/12/19 por Lusa

Política BE

Em comunicado, os bloquistas recordam que a Câmara de Lisboa aceitou a descentralização das competências em matéria de Educação para o próximo ano, passando assim a ficar responsável pela gestão dos edifícios e recursos humanos das escolas básicas 2/3 e secundárias.

Contudo, lê-se na nota, vários contratos públicos caducam no primeiro trimestre de 2020 e são necessários alguns meses para lançar novos concursos, nomeadamente das refeições escolares, eletricidade e gás.

"Neste momento, não há concursos a serem lançados nem pelo Ministério, nem pelo município, no que é uma clara evidência da falta de planeamento envolta neste processo que se iniciou já há um ano", refere o BE/Lisboa.

Na nota, o bloquistas recordam igualmente que faltam 514 assistentes técnicos (AT) e operacionais (AO) nas escolas, existindo concursos feitos pelas escolas, autorizados pelo Ministério da Educação, para preencher 118 vagas.

Porém, é acrescentado, a autarquia abriu apenas nove vagas para as escolas nos seus concursos de recrutamento.

"A situação é grave porque está em causa o próprio funcionamento das escolas até ao final do ano letivo. Estas necessitam da realização dos referidos concursos para continuar a servir refeições, contratar eletricidade, entre outras assunções próprias das escolas", salientam os bloquistas, reiterando que a Câmara de Lisboa "não está preparada para a descentralização das competências em matéria de Educação".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório