Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

PCP quinta e sexta em Évora na "luta pela política alternativa"

Os deputados do PCP iniciam quinta-feira no distrito de Évora jornadas parlamentares sob o lema "avançar na luta pela política alternativa", centradas nas "respostas aos problemas do país" em áreas como os salários, transportes, saúde e educação.

PCP quinta e sexta em Évora na "luta pela política alternativa"
Notícias ao Minuto

17:00 - 04/12/19 por Lusa

Política PCP

"O objetivo destas jornadas parlamentares é podermos fazer um ponto de situação relativamente às necessidades que o país tem e ao caminho que deve seguir para que se avance efetivamente. Como é conhecido, este lema do PCP -- 'intervir, lutar e avançar' -, faz-se de iniciativa política, resposta aos problemas do país", disse à Lusa o líder parlamentar comunista.

O deputado adiantou que, apesar de ainda não haver "Orçamento do Estado apresentado", já que "o processo de preparação está em curso", o tema vai ser "um dos aspetos que terá de estar presente nas jornadas parlamentares do PCP, não sendo ele um elemento central".

"Há um conjunto muito alargado de matérias que temos vindo a sublinhar como necessidades de resposta do ponto de vista de objetivos mais gerais: salários, transportes, saúde, educação, investimento público, setor produtivo, contratação de trabalhadores para serviços públicos, política fiscal", entre outros, salientou.

No primeiro dia das jornadas, que serão abertas com uma intervenção do secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, os parlamentares comunistas têm previstos encontros e reuniões com o juiz presidente da comarca de Évora, o procurador coordenador do Ministério Público local e o Sindicato Funcionários Judiciais, com reformados, em Montemor-o-Novo, com o CENDREV (Centro Dramático de Évora), na Reitoria da Universidade de Évora e na Escola Secundária de Vendas Novas.

O périplo inclui ainda visitas a uma empresa de equipamentos para pedreiras, no Alandroal, às obras paradas do IP2, à Adega Cooperativa de Reguengos e à zona do Montoito e suas monoculturas agrícolas.

Na sexta-feira, os deputados do PCP vão passar pelo Hospital Espírito Santo, em Évora, Bombeiros Voluntários de Mora, quartel da GNR de Viana do Alentejo, Centro Social e Paroquial de Alcáçovas, Centro Interpretativo do tapete de Arraiolos, além de se reunirem com estruturas e população sobre os CTT, em Mora, e sobre transferências de competências e poder local democrático, também em Arraiolos.

"Vamos procurar, de forma mais concentrada, apontar um conjunto de elementos de avanço na resposta aos problemas económicos e políticos, numa perspetiva não apenas de consolidação dos avanços dos últimos quatro anos, mas também de projeção para o futuro", disse João Oliveira.

O secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, vai intervir na sessão de abertura das jornadas parlamentares, pelas 12h30 de quinta-feira, no Teatro de Garcia de Resende, Évora, local onde também se realizará a conferência de imprensa para apresentar as principais conclusões dos dois dias de trabalho, sexta-feira, a partir das 16h00.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório