Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

"Houve muita telenovela nestes episódios todos da crise do Livre"

Francisco Louçã reagiu à polémica entre Joacine Katar Moreira e o partido pelo qual foi eleita para a Assembleia.

"Houve muita telenovela nestes episódios todos da crise do Livre"

Francisco Louçã reagiu, esta sexta-feira, à polémica entre Joacine Katar Moreira e o partido Livre, sobre a abstenção da deputada a um voto de condenação do PCP à nova ofensiva na Faixa de Gaza. 

No seu comentário na SIC Notícias, o ex-líder do Bloco de Esquerda considerou que "houve muita telenovela nestes episódios todos da crise do Livre", numa "divergência que surgiu por um voto que tem muita importância [...] mas aparentemente não é uma questão nuclear porque tanto o Livre como Joacine afirmaram concordar com um ponto de vista que não é o da abstenção". 

"Se não há divergência não haveria muita razão para haver esta crispação", considera, acrescentando que tudo o resto que se desenvolveu a partir daqui é "um pouco incidental": "que durante três dias todos se tentem contactar e ninguém consiga não é muito credível, que haja comunicados, reuniões, acusações, convocação da jurisdição interna, tudo isso parece um pouco estranho mas será da adaptação do partido quando começa a ter esta montra tão clara". 

Questionado sobre se esta situação fragiliza o partido e a deputada, Louçã considera que "sim". "Cria uma fragilidade muito grande que todos os partidos têm mas este partido naturalmente de uma forma especial, uma vez que é a primeira vez que lhe acontece e imediatamente [após] conseguir uma vitória eleitoral".

O Livre expôs-se a uma "crítica na opinião pública à qual, aliás, reagiu bastante mal", rematou. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório