Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Em dia de Greve Climática Global, André Silva 'aponta o dedo' ao Governo

André Silva juntou-se a vários jovens que se mobilizaram, esta sexta-feira, no Largo de Camões.

Em dia de Greve Climática Global, André Silva 'aponta o dedo' ao Governo
Notícias ao Minuto

11:04 - 29/11/19 por Filipa Matias Pereira

Política André Silva

A Greve Climática Global realiza-se nesta sexta-feira em 157 países, incluindo Portugal. Com efeito, vários jovens concentraram-se, na manhã desta sexta-feira, no Largo de Camões, em Lisboa, para uma manifestação que deverá terminar na Assembleia da República. André Silva juntou-se ao protesto no dia em que o PAN entrega no Parlamento uma proposta para criar uma Lei de Bases do Clima.

Em declarações à antena da TVI24, o deputado considerou que "é fundamental acompanhar estes jovens, uma vez que têm sido eles a colocar na agenda política este tema. Quer o partido que está no Governo, quer os principais partidos da oposição não têm feito o suficiente para implementar medidas de combate às alterações climáticas".

O líder do PAN defendeu, mais concretamente, que os partidos não têm desenvolvido esforços para que se reduzam "efetivamente as emissões de gases com efeito de estufa".

André Silva aproveitou a oportunidade para recordar que o PAN deu entrada a um projeto-lei com vista à criação da Lei de Bases do Clima. O PAN justificou esta iniciativa com a necessidade de "garantir o cumprimento das metas e planos de redução de emissões", para além da adaptação às alterações climáticas.

A proposta da Lei de Bases do Clima apresentada defende que, em matéria de redução de emissões e de adaptação às alterações climáticas, seja adotada "uma abordagem integrada e alargada no horizonte temporal", ou seja "30 anos no caso da redução de emissões e 50 anos no caso da adaptação às alterações climáticas".

O partido pretende ainda ver distribuída a "responsabilidade por setores de atividade, ao estipular a elaboração de planos setoriais", devendo os planos nacionais e setoriais ser apresentados à Assembleia da República a cada cinco anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório