Meteorologia

  • 19 FEVEREIRO 2020
Tempo
14º
MIN 7º MÁX 19º

Edição

Deputados aprovam audição no parlamento de Pedro Nuno Santos

Os deputados da Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação aprovaram hoje a audição do ministro das Infraestruturas e Habitação e do presidente da Infraestruturas de Portugal sobre a execução de obras prioritárias do programa Ferrovia 2020.

Deputados aprovam audição no parlamento de Pedro Nuno Santos
Notícias ao Minuto

16:27 - 27/11/19 por Lusa

Política Parlamento

De acordo com os serviços do parlamento, os requerimentos apresentados pelo Bloco de Esquerda (BE) para audição do ministro Pedro Nuno Santos e pelo PSD para audição de António Laranjo foram aprovados "por unanimidade", mas não foram ainda marcadas datas paras as audições.

O objetivo é ouvir os dois responsáveis "a propósito do adiamento e cancelamento de obras prioritárias do Programa Ferrovia 2020".

O Jornal de Notícias e o Dinheiro Vivo noticiaram no passado dia 19 o adiamento ou atraso de 18 obras programadas no âmbito do programa Ferrovia 2020, tendo o ministro das Infraestruturas admitido, em reação a esta notícia, que há atrasos e constrangimentos em projetos de modernização dos caminhos-de-ferro, mas afastado a hipótese de qualquer cancelamento na execução deste plano.

Nesse mesmo dia, o BE entregou um requerimento, a que a agência Lusa teve acesso, para a audição, "com caráter de urgência", do ministro da tutela, considerando que é "fundamental obter esclarecimentos sobre a concretização daquele que é considerado, pelo próprio Governo, como um dos programas mais ambiciosos e importantes para a descarbonização dos próximos anos".

Na perspetiva do BE, "até ao momento, as tentativas de esclarecimento por parte do Governo e por parte das Infraestruturas de Portugal não oferecem garantia relativamente às obras prioritárias do Ferrovia 2020".

"Os atrasos e adiamentos das obras sucedem-se de Norte a Sul do país, existindo casos de intervenções que já só vão ficar concluídas depois do mandato deste Governo, o que contrasta com a posição pública que o executivo tem vindo a demonstrar sobre a prioridade na execução deste plano e a afirmação da importância da Ferrovia como setor estratégico do país", criticou o Bloco.

Por seu turno, o PSD requereu que o presidente da Infraestruturas de Portugal seja ouvido, também com urgência, na Assembleia da República a propósito desta questão.

"Apesar de todas promessas e anúncios sistematicamente feitos pelo primeiro-ministro e pelo partido socialista, de milhares de milhões de euros para a ferrovia e material circulante, reiterados já no arranque desta legislatura pelo mesmo primeiro-ministro e pelo seu Governo, a realidade continua a ser preocupante com as notícias a apontarem para as supressões e atrasos nas ligações ferroviárias, ou para os enormes atrasos na concretização das obras ferroviárias prometidas", condena o PSD no texto do requerimento enviado à agência Lusa.

Também aprovado na reunião de hoje da Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação foi o requerimento apresentado pelo PAN para audição do ministro das Infraestruturas e Habitação "acerca da utilização de contentores para a habitação dos trabalhadores temporários das explorações agrícolas inseridas no Perímetro de Rega do Mira".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório