Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

PS pede explicações sobre denúncia de abuso a funcionária do Pingo Doce

O grupo parlamentar do PS pediu hoje esclarecimentos à ministra do Trabalho sobre denúncia de abuso contra uma trabalhadora do Pingo Doce, alegadamente impedida de ir ao WC após vários pedidos nesse sentido.

PS pede explicações sobre denúncia de abuso a funcionária do Pingo Doce
Notícias ao Minuto

14:27 - 26/11/19 por Lusa com Notícias ao Minuto

Política Pingo Doce

"O Grupo Parlamentar do PS (GPPS) quer obter esclarecimentos sobre as denúncias de que uma trabalhadora do Pingo Doce (Grupo Jerónimo Martins) foi impedida de ir à casa de banho, após reiterados pedidos nesse sentido, acabando por urinar na caixa perante colegas e clientes da loja", escreveu o grupo em comunicado de imprensa.

O pedido de esclarecimento vem na sequência da denúncia feita pelo Sindicato dos Trabalhadores do Comércio e Serviços (CESP), avançada pelo Notícias ao Minuto. Segundo o sindicato a situação ocorreu no dia 27 de Outubro e foi presenciada por colegas mas também clientes.

O CESP alega que a trabalhadora sofreu uma "brutal humilhação" e acusa a empresa de fomentar "clima de intimidação" na generalidade dos estabelecimentos do supermercado em causa.

O Grupo Parlamentar do PS pretende saber se a Autoridade para as Condições do Trabalho recebeu a denúncia, se "efetuou diligências para apurar a sua veracidade" e, caso se confirme o abuso laboral, "em que punições incorre a empresa e de que forma será possível evitar situações destas no futuro".

O grupo parlamentar sublinha que, a confirmar-se, a situação é "especialmente humilhante e configura violações de várias disposições do Código do Trabalho, merecendo esclarecimentos que conduzam ao seu cabal esclarecimento".

A pergunta tem como primeiro subscritor Tiago Barbosa, coordenador do PS na Comissão de Trabalho e de Segurança Social e conta com a assinatura de vários deputados socialistas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório