Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Mamadou e Joacine? Na Direita haveria "moralismos de dedo espetado"

José Ribeiro e Castro refletiu, numa publicação nas redes sociais, sobre a saída de Mamadou Ba do Bloco de Esquerda e sobre as divergências de Joacine com a direção do Livre.

Mamadou e Joacine? Na Direita haveria "moralismos de dedo espetado"
Notícias ao Minuto

07:56 - 26/11/19 por Filipa Matias Pereira

Política José Ribeiro e Castro

Mamadou Ba pôs fim à ligação ao Bloco de Esquerda. A relação entre Joacine Katar Moreira e a direção do Livre, por sua vez, já vive dias conturbados. Perante "estas partes gagas, perdão, estas embrulhadas conflitivas", José Ribeiro e Castro defende que se estas circunstâncias tivessem lugar "com partidos de centro ou de direita", o cenário seria bem diferente.

Na sua página oficial de Facebook, o centrista defende que se estes temas que têm marcado a atualidade política nacional "se tivessem passado com partidos de centro ou de direita, estaríamos certamente a ouvir, durante um mês a um ano, ácidas interrogações escandalizadas, responsos intrusivos e moralismos de dedo espetado daqueles partidos de esquerda".

Mais ainda. As acusações ao Centro e à Direita, atira José Ribeiro e Castro, "ferveriam desde a 'xenofobia' à 'intolerância racista' e vergastaria os 'herdeiros dos escravocratas' e 'saudosistas do colonialismo', sendo que ao coro do BE e Livre, ativamente participado por Mamadou e Joacine, se juntaria certamente a deputada Isabel Moreira. Talvez só Mamadou, ou talvez todos os três, engrossariam a voz contra a 'bosta da bófia'".

Ainda assim, analisando os factos, "o que dizer de BE e Livre?", interroga-se o antigo presidente do CDS. "Racistas? Colonialistas de arrastão? Escravocratas descendentes? Xenófobos encartados? “Bosta”? “Bófia”?". O centrista termina a publicação concluindo que "uma coisa é certa": "O povo é sábio e tem muita razão: “Guardado está o bocado para quem o há de comer”.

Recorde-se que o dirigente da SOS Racismo anunciou na segunda-feira a saída do Bloco de Esquerda, alegando uma "profunda divergência" com o partido. Já quanto ao Livre, as declarações e acusações trocadas nos últimos dias entre a direção do partido e Joacine Katar Moreira levaram a assembleia do partido a aprovar por unanimidade levar as divergências ao conselho de jurisdição.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório