Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

CDS pede ao Governo medidas permanentes para combater efeitos da seca

O CDS-PP recomendou, no parlamento, que o Governo tome "medidas concretas, e com caráter permanente", para minorar os efeitos da seca no país, entre eles um "plano de investimentos para reter e armazenar água".

CDS pede ao Governo medidas permanentes para combater efeitos da seca
Notícias ao Minuto

17:58 - 22/11/19 por Lusa

Política Seca

"Somos o país da União Europeia com maior risco de desertificação, com secas mais frequentes e prolongadas, provocadas pelas transformações climáticas, e os territórios do interior são particularmente sensíveis a estes fenómenos", lê-se no projeto dos centristas.

O projeto de resolução não tem força de lei e, se for aprovado pela Assembleia da República, é uma recomendação, neste caso ao Governo.

O CDS sugere um "aproveitamento de todas as albufeiras existentes" no país e que se estude o seu uso para "rega e abastecimento público se necessário", a par da "criação de um sistema nacional de eficiência hídrica dos equipamentos", incluindo edifícios.

Propõe ainda "incentivos" à reutilização e aproveitamento de águas pluviais, por exemplo, "na construção e reabilitação do edificado" e ainda "medidas que resultem na sensibilização das populações, de forma a prevenir e combater todas as formas de desperdício".

Algumas regiões de Portugal estão em seca severa e o ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, afirmou, na quarta-feira, que a situação no país é "hoje melhor do que no período homólogo de 2017, mas é um problema estrutural" que se faz sentir mais claramente a sul do rio Tejo.

Na mesma conferência de imprensa, a ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, salientou que "a seca severa não é conjuntural" e que se exigem medidas concretas para conter os consumos de água, adaptando as culturas à disponibilidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório