Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

"É com pena, mas sem azedume, que não levarei por diante a candidatura"

O ex-deputado Miguel Morgado anunciou hoje que não será candidato à liderança do PSD por não ter reunido "todos os meios necessários para tornar efetiva a candidatura em tempo útil", reiterando críticas ao "rumo errado" da atual direção.

"É com pena, mas sem azedume, que não levarei por diante a candidatura"
Notícias ao Minuto

13:08 - 22/11/19 por Lusa

Política PSD

com pena, mas sem azedume, que não levarei por diante a candidatura. Mas desistindo da candidatura, não desisto do que era o seu objetivo. Inviabilizada a candidatura, a questão para mim e para os que estão comigo é apenas a de procurar outras vias para prosseguir a ação iniciada", refere, numa publicação na sua conta da rede social Facebook.

Miguel Morgado, que foi assessor político do antigo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, reitera que continua convencido da "necessidade de derrotar a estratégia ruinosa para o partido e sobretudo para o país que foi protagonizada nos últimos dois anos por Rui Rio" e que se recandidata ao cargo.

"Daí que há já algum tempo tenha formado a intenção de avançar com uma candidatura à liderança do PSD que não fosse uma mera candidatura de sucessão - em que eu me apresentaria como mais adequado a liderar o PSD do que os outros concorrentes -, mas uma candidatura de posicionamento e de reorientação do rumo futuro do partido", justificou.

Miguel Morgado agradece aos que o apoiaram nessa intenção e promete que continuará a defender um PSD "que quer ser livre contra o domínio socialista do Estado".

"Nas atuais eleições para a presidência do PSD, essa luta passa pelo esforço de mudar o rumo errado que o atual presidente impôs ao partido, de subalternização do PSD perante o PS e a esquerda", referiu.

O antigo deputado, e fundador do movimento 5.7, assegura que não deixará vincar as suas posições "e de procurar outras vias para combater aberta e lealmente essa orientação" de Rio, considerando ser necessário "chamar o partido à sua verdadeira vocação de força decisiva do reformismo em Portugal".

"Não é só o futuro do PSD, mas também o futuro do país que neste momento dependem do reencontro do PSD consigo próprio", defendeu.

As eleições diretas para escolher o próximo presidente do PSD realizam-se em 11 de janeiro, com uma eventual segunda volta uma semana depois, e congresso marcado entre 07 e 09 de fevereiro, em Viana do Castelo.

Até agora, apresentaram-se como candidatos o atual presidente Rui Rio, o antigo líder parlamentar Luís Montenegro e o vice-presidente da Câmara de Cascais (distrito de Lisboa), Miguel Pinto Luz.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório