Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

"Lituânia ultrapassou Portugal e o PS ganhou eleições na mesma"

Carlos Guimarães Pinto recorreu ao futebol para fazer uma comparação entre Portugal e Lituânia.

"Lituânia ultrapassou Portugal e o PS ganhou eleições na mesma"
Notícias ao Minuto

09:32 - 15/11/19 por Melissa Lopes

Política Carlos Guimarães Pinto

Carlos Guimarães Pinto, que depois da tomada de posse dos deputados anunciou que sairia da liderança da Iniciativa Liberal, continua ativo no Twitter, rede social onde o partido se evidenciou especialmente durante a campanha eleitoral.

Esta quinta-feira ficou marcada pela vitória de da Seleção diante da Lituânia (6-0). Partida que Carlos Guimarães Pinto aproveitou para tecer uma comparação entre o mundo do futebol e o mundo da política.

"Se Portugal ficasse atrás da Lituânia no grupo de qualificação, o Fernando Santos era despedido sem contemplações. Por outro lado, a Lituânia ultrapassou Portugal em termos de PIBpc o ano passado e o PS ganhou as eleições na mesma", ironizou. 

Aliás, a mesma comparação  entre os dois países já havia sido feita pelo partido aquando do jogo na Lituânia e que foi repetida ontem.

A Iniciativa Liberal, recorde-se, assenta o seu discurso político na narrativa do fraco crescimento económico de Portugal, contribuindo para tal a pesada carga fiscal. Por isso, o partido que conseguiu assento parlamentar com a eleição de Cotrim Figueiredo defende uma taxa única de IRS de 15%.

"Esta taxa única de IRS já foi aplicada em muitos outros países, como a Estónia, a Lituânia ou a Eslováquia - que há 20 anos tinham um terço ou metade do nosso Produto Interno Bruto (PIB) e que nos habituámos a ver como países bastante mais pobres do que nós - e que já nos ultrapassaram", foi dizendo Carlos Guimarães Pinto ao longo da campanha.

De acordo com os dados do produto interno bruto (PIB) divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), a economia portuguesa cresceu 1,9% no terceiro trimestre do ano

Recomendados para si

;
Campo obrigatório