Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Site do XXII Governo está de 'cara lavada'. Recorde quem ficou e saiu

Quase 20 dias após a tomada de posse do XXII Governo Constitucional, o site do Executivo foi atualizado com as novas caras e pastas que compõem o maior Governo desde 1976.

Site do XXII Governo está de 'cara lavada'. Recorde quem ficou e saiu
Notícias ao Minuto

14:25 - 14/11/19 por Ana Lemos

Política Governo

Neste XXII Governo Constitucional há 70 elementos, entre ministros e secretários de Estado, mas poucas caras novas. Entre os 19 ministros só dois não estavam em funções no anterior Governo de António Costa. Falamos de Ricardo Serrão Santos, que tutela o Ministério do Mar, e a única verdadeira independente para a pasta da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Caras novas que pode agora ver também no site - já atualizado - do Governo.

E se este Executivo de Costa é o maior desde 1976 é também aquele com a maior presença feminina de sempre. No total tem 26 mulheres, número que corresponde a 37% dos governantes.

Entre elas estão três até então secretárias de Estado e que neste novo elenco governativo passam a ministras: Alexandra Leitão - ex-secretário de Estado da Educação e atual ministra da Administração Pública -, Ana Mendes Godinho - ex-secretária de Estado do Turismo e que agora ministra do Trabalho (lugar antes ocupado por Vieira da Silva); e, Maria do do Céu Albuquerque - que sobe de secretária de Estado do Desenvolvimento Regional a ministra da Agricultura (cargo que na anterior legislatura pertenceu a Capoulas Santos).

De referir ainda que no XXII Governo, há também quatro novas secretarias de Estado, nomeadamente a da Transição Digital, a das Migrações, do Audiovisual, e de Acção Social.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório