Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

"Cada vez mais os políticos têm que pensar em governar uns com os outros"

Joaquim Jorge comenta os resultados das eleições em Espanha que se realizaram este domingo.

"Cada vez mais os políticos têm que pensar em governar uns com os outros"
Notícias ao Minuto

10:14 - 11/11/19 por Notícias Ao Minuto

Política Joaquim Jorge

Joaquim Jorge considera, num artigo de opinião enviado ao Notícias ao Minuto, que "cada vez mais os políticos têm que pensar em governar uns com os outros e chegarem a acordos", deixando de pensar "somente neles e no seu partido". Este comentário do fundador do Matosinhos Independente insere-se no quadro das eleições que este domingo se realizaram em Espanha. 

O também fundador do já extinto Clube dos Pensadores começa por ressalvar que o PSOE perdeu três deputados, ficando com 120. Já o Podemos caiu para 35, enquanto o PP subiu para 88, com a surpresa a ser o Vox que passa ser a terceira força política no país vizinho. 

"A democracia tem destas coisas, nem sempre as eleições resolvem os problemas", assegura, acrescentando que "em Portugal, o PS reforçou a sua votação e ninguém pode dizer garantidamente que a legislatura vá até ao fim – a repetição do acordo com o BE e PCP não se verificou"

"Em Espanha o PSOE vence, de novo, mas formar governo está ainda mais complicado. A repetição das eleições espanholas em vez de desbloquear, encravou ainda mais", garante o biólogo.

Ainda sobre o Vox, Joaquim Jorge escreve que o partido de extrema-direita "irrompe como um partido da direita radical que será um caso sério no futuro em Espanha", mas o PP "também é um vencedor". 

"Houve quatro eleições em quatro anos, mas não é de descartar novas eleições para todo este impasse. O bloqueio segue por agora, mas nada é impossível em Espanha, a Catalunha está à espera", conclui. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório