Meteorologia

  • 06 DEZEMBRO 2019
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 17º

Edição

"Cada vez mais os políticos têm que pensar em governar uns com os outros"

Joaquim Jorge comenta os resultados das eleições em Espanha que se realizaram este domingo.

"Cada vez mais os políticos têm que pensar em governar uns com os outros"

Joaquim Jorge considera, num artigo de opinião enviado ao Notícias ao Minuto, que "cada vez mais os políticos têm que pensar em governar uns com os outros e chegarem a acordos", deixando de pensar "somente neles e no seu partido". Este comentário do fundador do Matosinhos Independente insere-se no quadro das eleições que este domingo se realizaram em Espanha. 

O também fundador do já extinto Clube dos Pensadores começa por ressalvar que o PSOE perdeu três deputados, ficando com 120. Já o Podemos caiu para 35, enquanto o PP subiu para 88, com a surpresa a ser o Vox que passa ser a terceira força política no país vizinho. 

"A democracia tem destas coisas, nem sempre as eleições resolvem os problemas", assegura, acrescentando que "em Portugal, o PS reforçou a sua votação e ninguém pode dizer garantidamente que a legislatura vá até ao fim – a repetição do acordo com o BE e PCP não se verificou"

"Em Espanha o PSOE vence, de novo, mas formar governo está ainda mais complicado. A repetição das eleições espanholas em vez de desbloquear, encravou ainda mais", garante o biólogo.

Ainda sobre o Vox, Joaquim Jorge escreve que o partido de extrema-direita "irrompe como um partido da direita radical que será um caso sério no futuro em Espanha", mas o PP "também é um vencedor". 

"Houve quatro eleições em quatro anos, mas não é de descartar novas eleições para todo este impasse. O bloqueio segue por agora, mas nada é impossível em Espanha, a Catalunha está à espera", conclui. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório