"Não depende só do Partido Socialista, mas foi definido aqui um prazo da parte do Partido Socialista até março do próximo ano para termos um trabalho concreto sobre essa matéria e até esse período ter o máximo de consenso possível", disse aos jornalistas Sérgio Ávila.
O dirigente socialista falava na freguesia de São Mateus, na ilha Terceira, onde hoje se reuniram o Secretariado Regional e a Comissão Regional do PS nos Açores.
Um dos temas na agenda das duas reuniões foi o ponto de situação da reforma da Autonomia.
Em fevereiro de 2017 foi criada no parlamento açoriano a Comissão Eventual para Reforma da Autonomia (CEVERA), presidida pelo deputado socialista Francisco Coelho, que tinha um prazo de um ano para apresentar um relatório em plenário.
O prazo foi entretanto prorrogado por mais um ano, em março de 2018, e novamente prorrogado em março de 2019 por mais 18 meses.
Segundo Sérgio Ávila, desde 2014 que o presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, apresenta "com clareza e com síntese as propostas do Partido Socialista" nesta matéria, mas é preciso criar consensos com os restantes partidos.
"Pretende ser um processo o mais consensual possível, pretende a participação de todos os partidos e há claramente um esforço para se criarem as soluções mais consensuais nestas matérias", frisou.
O dirigente socialista, que é também vice-presidente do executivo açoriano, disse que foi feito igualmente nesta reunião um balanço do desenvolvimento da região, destacando a trajetória de "convergência ao nível do crescimento do rendimento e da riqueza face aos padrões europeus".
Sérgio Ávila elencou como principais prioridades do Governo Regional para esta legislatura, que termina em 2020, "o reforço do rendimento das famílias, a competitividade das empresas e o emprego e a sua qualidade e estabilidade".
Leia Também: PSD/Açores quer gabinete que coordene abastecimento da ilha das Flores