Meteorologia

  • 12 NOVEMBRO 2019
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 18º

Edição

CDS quer ouvir Brandão Rodrigues sobre não retenção de alunos no Básico

"Tema é de importância extrema, pelas implicações profundas que tem no sistema educativo", defende o CDS.

CDS quer ouvir Brandão Rodrigues sobre não retenção de alunos no Básico

O CDS-PP quer ouvir o ministro da Educação no Parlamento para obter "esclarecimentos sobre o plano de não retenção de alunos no Ensino Básico".

No pedido, enviado ao Notícias ao Minuto, o partido refere que no Programa do Governo afirma-se o compromisso de "criar um plano de não retenção no Ensino Básico, trabalhando de forma intensiva e diferenciada com os alunos que revelam mais dificuldades".

Esta intenção do Governo, prossegue, "revela-se ambígua" e levou a comunicação social a "noticiar que se pretende acabar com as retenções de alunos até ao 9.º ano de escolaridade, havendo declarações do senhor ministro da Educação que associam esta medida a uma orientação de poupança de custos, da ordem dos 250 milhões de euros por ano."

"A retenção é um instrumento dissuasor, de fim de linha, que só deve ter lugar quando todas as estratégias e meios falham. Mas reconhecer essa relevância aos 'chumbos', não é igual a defender o seu fim e, sobretudo, a fazê-lo de forma 'administrativa', considera, acrescentando que o "tema é de importância extrema, pelas implicações profundas que tem no sistema educativo e no percurso escolar dos alunos e merece esclarecimento por parte da tutela".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório