Gaguez de Joacine "é um problema sério do Livre, mensagem não passa"

Luís Marques Mendes debruçou-se este domingo sobre a prestação de Joacine Katar Moreira, deputada eleita pelo Livre, na Assembleia da República, fazendo eco de críticas a uma pretensa dificuldade em passar a mensagem.

Notícia

© Global Imagens

Anabela Sousa Dantas
03/11/2019 21:59 ‧ 03/11/2019 por Anabela Sousa Dantas

Política

Marques Mendes

Luís Marques Mendes alinha com as opiniões que se levantaram nos últimos dias sobre a gaguez da deputada Joacine Katar Moreira ao cabo de duas intervenções na Assembleia da República. No entender do comentador, que se debruçou sobre o tema este domingo na antena da SIC, a deputada é "um problema sério do Livre".

"Acho que, como algumas pessoas já assinalaram, há um problema com o Livre. Não é um problema nem ideológico nem um problema de convicções nem de inteligência nem de falta de qualidades da deputada Joacine. O problema é a dificuldade de passar a mensagem", afirmou o antigo secretário de Estado social-democrata.

"A deputada Joacine tem um grande mérito na sua eleição e merece muito, mesmo, a minha admiração pela sua carreira, conheço um bocadinho o seu passado, tem inteligência e tem qualidades", acrescentou Marques Mendes no seu espaço de opinião televisiva, sublinhando, porém, que "a Assembleia da República é o palco, por excelência, da oratória".

"É como é. E, portanto, se há dificuldade na comunicação, a mensagem não passa", indicou, dizendo que este "é um problema sério do Livre" e que "a própria deputada tem que encontrar uma saída".

Luís Marques Mendes fez eco de vários textos de opinião que foram sendo publicados no mesmo sentido, tratando a gaguez da deputada como uma questão política. João Miguel Tavares fê-lo no Público, Ferreira Fernandes no Diário de Notícias e Daniel Oliveira no Expresso.

O texto de opinião de Daniel Oliveira, sublinhe-se, tece duras críticas a uma "conversão súbita do Livre à agenda identitária", escrevendo que Joacine Katar Moreira "escolhe a sua própria narrativa política" quando é "atacada de forma abjeta" por ser negra ou gaga. Estas palavras mereceram uma reação da deputada, através do Twitter.

"Daniel, a sua postura, embora mais polida e mascarada de bom senso, não tem sido muito diferente da de muitos associados à direita e sua extrema na procura de descredibilização constante do LIVRE e da minha escolha como cabeça de lista. Deixei de ler o que escreve sobre o LIVRE", escreveu, gerando uma troca de acusações entre ambos, no sábado.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas